quarta-feira, 26 de setembro de 2012

JUSTIÇA DECIDE: PREFEITO DO BARRO CONTINUA AFASTADO


Nesta última terça-feira (25), a 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve, o afastamento de José Marquinélio Tavares do cargo de prefeito de Barro.
O gestor, que está afastado desde o último dia 12, é acusado de desvio de verbas, contratações irregulares e ausência de prestações de contas.
De acordo com o processo a Câmara Municipal cassou o mandato do prefeito no dia 2 de junho deste ano.

Segundo a comissão processante que apurou as irregularidades, José Marquinélio desviou recursos destinados à construção de açudes e contratou irregularmente funcionários e empresas de veículos. Teria ainda superfaturado serviços de contabilidade, determinado o pagamento de professores “fantasmas” e deixado de prestar contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e à Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O prefeito conseguiu mandado de segurança objetivando retornar ao cargo. Alegou que o Legislativo não tem competência para determinar o afastamento e defendeu não haver praticado as irregularidades apontadas.

No dia 5 de julho deste ano, o Juízo da Comarca de Barro reconduziu o prefeito ao cargo por entender que os crimes de responsabilidade não podem ser julgados pelos vereadores. Determinou ainda o trancamento do processo instaurado.
Objetivando modificar a decisão, a Câmara Municipal contestou apelação no Tribunal de Justiça. Argumentou que as irregularidades cometidas pelo político podem ser julgadas pelos vereadores.
No dia 12 de setembro, o desembargador Durval Aires Filho, por meio de liminar, suspendeu a decisão de 1º Grau e determinou o afastamento do gestor. Alegando impedimento de alguns parlamentares que votaram no processo de cassação, o prefeito recorreu novamente, dessa vez por meio de outra ação.

Ao julgar o caso, a 7ª Câmara Cível negou provimento ao recurso e manteve, por unanimidade, o afastamento, acompanhando o voto do relator.
Ainda segundo o desembargador Durval Aires Filho, a Câmara de Barro demonstrou, “de forma clara e cabal”, que a lesão ao erário e a dilapidação do patrimônio público são razões para manter o afastamento do gestor.

FONTE: Ceará agora


Nenhum comentário:

Postar um comentário