sábado, 26 de janeiro de 2013

SEGUNDO A FUNCEME CHUVAS DEVE FICAR ABAIXO DA MÉDIA NO ESTADO


“O quadro é preocupante”. Foi a afirmação mais objetiva com que o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, resumiu o novo prognóstico climático para os próximos três meses no Ceará: 45% de probabilidade de chover abaixo da média, 35% de chover na média e 20% de chover acima da média. Então, a previsão é de 80% de chuva da média para baixo. Os números falam mais quando se somam ao quadro de seca de 2012. Na segunda-feira, começa a entrega de sementes em todo o Estado.

Logo após o anúncio foi realizada reunião extraordinária do Comitê Integrado de Combate à Seca. Numa das medidas práticas consequentes, pode haver redução na disponibilidade de água para alguns perímetros irrigados no interior.

Porque a ciência é exata, mas números de previsões são relativos, é sempre de forma ponderada que o prognóstico de chuvas é anunciado pela Funceme. Grosso modo, os números de 2013 são piores do que no ano passado. Basta perceber que a possibilidade de chover abaixo da média superou a de chover na média histórica. Entretanto, o quadro oferece diversas perspectivas. Uma delas é que pode chover mais do que em 2012 e, ainda assim, corresponder à possibilidade abaixo da média.

A nova previsão da Funceme também inaugura uma nova metodologia, baseada em modelos climáticos globais usados no CPTEC, INMET e Funceme, o que permite maiores especificidades no prognóstico da região. “A gente mudou a metodologia para que haja um grau menor de subjetividade”, afirma Eduardo Sávio, que ressaltou a importância, mais do que nunca, de se realizar reuniões do Comitê Integrado de Combate à Seca. A Funceme atualizará, mês a mês, o prognóstico apontado.

 FONTE: Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário