sexta-feira, 1 de março de 2013

BENTO XVI DEIXA PONTIFICADO E AGRADECE A FIÉIS


Em sua última aparição pública na condição de Papa, Josepth Ratzinger agradeu aos fiéis e em seguida deixou o Vaticano, na tarde desta quinta-feira (28), dirigindo-se a Castel Gandolfo.

Bento XVI embarcou em um helicóptero pouco após as 17h (13h de Brasília) e chegou cerca de 20 minutos depois em Castel Gandolfo, onde viverá durante a realização do Conclave. 

"Caros amigos, obrigado por sua amizade e afeto. Vocês sabem que esse é um dia diferente para mim. Eu ainda sou pontífice, mas depois das 20h não serei mais", disse Bento XVI, em italiano, da sacada da sua nova residência em sua última aparição pública como Papa.

"Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra", disse em frente à multidão de cerca de 10 mil pessoas que acompanhavam sua despedida do mais alto posto da Igreja Católica. "Sigamos adiante com o Senhor para o bem da Igreja e do mundo", disse. "Obrigado a todos, e boa noite", encerrou o Papa, e se retirou de cena.

Pontualmente às 20h (16h), a Guarda Suíça deixou Castel Gandolfo e fechou os portões do refúfgio, encerrando a formalidade do fim do Pontificado de Bento XVI. A partir de agora, Joseph Ratzinger passa a ser chamado 'Sua Santidade, Papa emérito', título por ele escolhido.

FONTE: Portal Cearánews7



Nenhum comentário:

Postar um comentário