quarta-feira, 20 de março de 2013

GOVERNO ESTUDA REPASSE DIRETO DA UNIÃO PARA MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELA SECA


 ministra Ideli Salvati . Foto: Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff deve anunciar novas medidas para o socorro às cidades nordestinas atingidas pela seca na próxima semana, disse há pouco a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Entre as medidas que deverão ser anunciadas em viagem de Dilma ao Nordeste, estão a liberação de mais recursos e o repasse direto do governo federal para as prefeituras.


“Provavelmente, na chegada da presidenta Dilma [da Itália], algumas medidas devem ser anunciadas. Poderão ser nas duas pontas: tanto de gestão, como de mais recursos. Isso tudo está subordinado às conversas que teremos ao longo do dia de hoje e à chegada da presidenta Dilma”, disse a ministra, durante o programa de rádio, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação.

De acordo com Ideli, parlamentares dos estados do Nordeste estarão reunidos hoje (20) com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para relatar as dificuldades que os prefeitos estão tendo para obter os recursos repassados pelo governo federal para o enfrentamento da seca.

“O ministro da Integração Nacional está dizendo que uma das questões que eles [os prefeitos] mais estão reclamando é que os recursos, que foram repassados para os governos estaduais, estão tendo execução muito lenta, dificuldade para a perfuração dos poços e para a contratação dos caminhões-pipa”, relatou Ideli.

Segundo a ministra, uma das alternativas que podem ser adotadas pelo governo seria o repasse direto da União para as prefeituras por meio do cartão da Defesa Civil. “É uma situação que temos que compensar, uma situação crítica de falta de água, para que os municípios tenham condição de enfrentar esse desastre natural”, reforçou Ideli.

FONTE: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário