domingo, 24 de março de 2013

O DIA EM QUE O ORGULHO NEGRO FOI DESTAQUE


Zilma Minel discursa, observada por Carlos, Mundinho e Marcondes Gomes

O dia foi de homenagens e votação, mas o grande destaque foi o ambiente de harmonia que dominou a Sessão Ordinária da sexta-feira (22/03/13), na Câmara Municipal. 
Com a presença dos 11 vereadores, o Poder Legislativo de Porteiras, sob o comando do presidente Raimundo Cicero da Silva (Mundinho Inácio) teve um dia reservado à Agenda Parlamento Institucional, recebendo a Comunidade Quilombola dos Souza, da Serra do Araripe, ocasião em que todo o parlamento teve a oportunidade de saber como vivem esses remanescentes de quilombos, quais suas crenças e tradições e o que pensam sobre sociedade



Platéia acompanha a sessão especial
Liderado pela professora Maria Zilma Santos Minel - Coordenadora do Centro de Convivência da Chapada do Araripe,  o grupo lotou o plenário da casa, mostrou, em fotos, videos e depoimentos seus costumes e arrancou aplausos de todos os presentes. "É um grande orgulho dividir esse momento especial com os senhores vereadores e com a sociedade", disse Zilma, do alto da tribuna. Agradecendo a oportunidade  ao presidente Mundinho e aos demais vereadores, ela convidou dois colaboradores da causa negra para reforçar a importância da comunidade dos Souza.

O diretor municipal de Cultura, Tyciano Linard fez uma explanação sobre a Lei 10.639/03, que assegura todas as ações educativas e de resgate social, voltadas às relações étnico-raciais. Tyciano ainda falou da conquista do Selo de Responsabilidade Cultural 2010, por parte da Secretaria Municipal de Educação, constituindo Porteiras como o segundo municipio do Ceará a alcançar tamanho feito (o outro municipio foi Redenção, por onde a libertação da escravatura começou no estado). 


Socorro Linard, exaltou ‘ o orgulho de ser negro”
Maria do Socorro Linard, outra figura de notável dedicação à causa dos quilombolas também foi à tribuna e estremeceu a platéia ao começar dizendo "sou filha de pai negro e mãe índia, carrego no sangue a grandeza de ser negra". Socorro fez um relato geral das ações culturais em prol da causa racial em Porteiras.

Menos popular, embora de similar significado para os conterrâneos da Serra, Maria de Tiê cantou a 'Dança do Coco', um dos símbolos da geração. 


VEREADORES NA TRIBUNA
Marcondes Xavier (PSB) foi o primeiro a discursar e nas suas palavras elogiou a postura dos representantes de quilombolos. Xavier deixou a emoção falar mais alto e revelou sua identificação histórica com a descendência afro-brasileira.

Marcondes Gomes (PSB) foi no mesmo tom de elogio à comunidade dos Souza e lembrou que parte dessa causa foi levantada pela ex-primeira dama, Maria Auxiliadora Sampaio (Sissí), quando ainda em 2007 liderou uma articulação junto ao BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para a estruturação de um núcleo do apoio aos moradores, o que resultou na parceria para construção do Centro de Convivência. Gomes também ressaltou a premiação de escolas públicas rurais, em especial no sítio Barriguda, com a consquista de 18 laptops (computadores compactos/portáteis).


Tailson, Nilton, Biro Cruz e Corrinha
Carlos Roberto Luciano (Carlos de Doge- PTB) seguiu o mesmo raciocínio de seus antecessores e aproveitou para parabenizar o município de Porteiras pela ocasião dos 58 anos de Emancipação Política.

Maria do Socorro Lima (Corrinha - PT) ao enaltecer o trabalho dos quilombolas, também fez menção ao aniversário da cidade.

Sebastião Vicente Neto (Cleudo Bento - PTB) - Roberto Antônio de Lima (Beto Marrocos - PTB) - Delmiro Pereira (Biro Cruz - PT) - José Nilton Cavalcante (PV) e Dernival Alves (Dé do Simão - PSB) reforçaram o apoio aos representantes comunitários e externaram seus parabéns ao municipio pelo 58 anos, a serem comemorados neste dia 25 de Março.

Marcondes Xavier, Cleudo Bento, Beto e Dé do Simão
VOTAÇÃO UNÂNIME
O primeiro ato da reunião foi a votação da Mensagem 076/2013, de autoria do Poder Executivo, que trata sobre 'Crédito Adicional a servidores lotados na Secretaria de Saúde', uma forma de incentivo ao profissional. Depois de receber o texto das mãos do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (Marcondes Gomes), o presidente Mundinho o submeteu à votação em plenário. Todos os 10 vereadores (presidente só vota em caso de empate) disseram 'Sim' ao projeto. Desta forma, a

Administração Municipal fica autorizada a conceder o adicional aos funcionários.

REQUERIMENTOS (Todos aprovados por unanimidade)

CLEUDO BENTO
Construção de 1.000m de Calçamento na estrada que liga o sitio Logradouro ao Serrote.

MARCONDES GOMES
Cobertura da Quadra de Esportes Joaquim Pereira Neves, Vila Saquinho.

NILTON DE ITAMAR
Reforma do Mini-posto de Saúde do sitio Catolé.

BETO MARROCOS
Cobertura da Quadra de Esportes do sítio Cancela, com a construção de um banheiro em anexo à esta.

CARLOS DE DOGE
Agilidade no Funcionamento do Posto de Saúde Vicente Vieira Petrônio, sítio Lagoa Nova.

MUNDINHO INÁCIO
Iluminação da Vila Padre Cícero, complexo popular da Vila Barreiros.

FONTE: Parlamento Porteiras 



Nenhum comentário:

Postar um comentário