quinta-feira, 14 de março de 2013

SEMANA DO MUNICÍPIO: SEM DINHEIRO, PORTEIRAS NÃO TERÁ FESTAS COM BANDAS


                              NOTA OFICIAL SOBRE A SEMANA DO MUNICÍPIO 

  Em primeiro lugar, convém assinalar que toda a Região Nordeste, em especial nosso município de Porteiras, a nossa população especialmente os mais carentes estão passando por sérios e delicados problemas em razão do longo período de estiagem, que, na sua grande maioria, as privações são tamanhas.

Em segundo lugar o Município de Porteiras vem atravessando sérios problemas de ordem financeira, decorrente das bruscas e constantes quedas na arrecadação dos valores que são repassados aos cofres públicos. Assim, somando as duas situações, mas com maior preocupação com a SECA, o Município de Porteiras  tomou uma corajosa decisão: Não realizará festa ( com bandas), durante a Semana do Município 2013. A programação do aniversário da cidade, tem sua data oficial em 25 de março, ainda não está definida no entanto, a tendência é que ocorram apenas as comemorações cívicas, como Hasteamento dos Pavilhões, Inaugurações de Obras e  eventos de menor intensidade, que não demandem altos investimentos financeiros.

No que cabe à parte social, quando tradicionalmente acontece os shows musicais em praça, já definido.

A informação foi oficializada pelo Prefeito Municipal Manoel Novais, durante reunião na manhã da segunda-feira (18),na Prefeitura, entre o chefe do Executivo, os 07 vereadores de sua base de apoio na Câmara Municipal e a Imprensa local (FM 104 e www.porteirasonline.com.br)
Na sua exposição, o prefeito colocou na mesa todos os pontos desfavoráveis á realização da festa, como a perda de recursos provenientes de repasses, como Fundo de Participação dos Municípios (FPM), na ordem de 7%; Diminuição do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS), que vem trazendo um desfalque de R$ 80 mil mensais ao município e a inesperada redução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica  e Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.

Apresentando números sobre um dos mais importantes fundos de recursos para a municipalidade ( Fundeb), Manoel fez um comparativo dos últimos anos, do que entrou na conta da Prefeitura. No ano de 2010, Porteiras recebeu os valores acrescidos em em 34%, o que foi possível melhorar as condições de muitos profissionais da Educação, na época;  Em 2011, o percentual de ganho sobre o valor foi de 12%; Drasticamente para 2013, a dedução é de apenas ⅟₂ ( hum e meio por cento). Na prática, implica dizer que, nas condições adversas pelas quais o município passa, seria comprometer a saúde financeira dos próximos meses, expor o funcionalismo ao risco de atrasos nos pagamentos, algo que nunca aconteceu em 04 anos de sua gestão anterior.

Por outro lado, o município vive a realidade do Decreto Emergencial, movida pela a estiagem que vem assolando a região desde o ano passado, que já ocasionou sérios prejuízos à economia local.
Visivelmente comovido em ser obrigado a interromper uma tradição, o prefeito pediu a todos os vereadores e colaboradores municipais o empenho e firmeza ao levar essa mensagem ao povo. Ele disse que por mais antipática que possa parecer a medida, o momento pede responsabilidade com a coisa pública, seriedade na missão de adotar cautela hoje, para não contabilizar prejuízos maiores amanhã.

A reunião foi conduzida pelo próprio prefeito, e contou com as presenças dos vereadores:
Raimundo Cícero da Silva (Mundinho – Presidente do Legislativo) – Carlos Roberto Luciano de Barros ( Carlos de Doge) – Marcondes Gomes de Lima – Dernival Alves de Lima (Dé do Simão) – Roberto Antônio de Lima ( Beto Marrocos) – Pedro Vicente Neto (Cleudo Bento). Da Imprensa local compareceu o radialista Luis Carlos Coutinho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porteiras

4 comentários:

  1. Prezado Everaldo, eu concordo plenamente com essa atitude do Prefeito Manoel Novais, sei o quanto é importante a Festa do Municipio, mais sei também o tamanho da responssabilidae que se tem quanto essa situação. è ora de pensar mais e essa atitude certemente foi pensando o futuro em termos de contenção de gasto.

    ResponderExcluir
  2. Se fosse aqui em Penaforte teria uma guerra, pois muitos não querem saber das pessoas que estão em dificuldades, devido a seca!!!

    ResponderExcluir
  3. Somente quem mora no Nordeste e convive com essas intempéries é capaz de ter a dimensão das dificuldades da seca. No plano social, claro que foi algo inesperado e desgastante, mas o prefeito tomou uma decisão que ele mesmo considera antipática, no entanto corajosa, digna de um homem público que dá a cara ao julgamento popular, sem fugir de suas responsabilidades.
    Sobreviveremos a essa fase e outras festas virão, maiores do que essa momentânea insatisfação.

    LUIS CARLOS COUTINHO

    ResponderExcluir
  4. Realmente é uma excelente atitude do Prefeito, no entanto, é bom a população se atentar para onde está sendo destinado os recursos públicos. O Prefeito não tomou essa atitude pensando nos pobres e sim, por que ele sabe que não pode alocar recursos públicos em festejos tendo declarado estado de emergência por causa da seca. A prefeitura receberá recursos do governo federal para combater a seca. Não quero que interpretem que não concordo com a atitude do Prefeito de não fazer a festa com bandas, longe disso, apenas alerto a população para fiscalizar a aplicação dos recursos. O processo licitatório no município de Porteiras assim como em muitos outros municípios é uma vergonha, tudo carta marcada.

    ResponderExcluir