quarta-feira, 17 de abril de 2013

CIRO VÊ COMO INOPORTUNA CANDIDATURA DE EDUARDO CAMPOS



Eduardo Campos e Ciro Gomes
O ex-ministro Ciro Gomes criticou, nesta terça-feira (16), a estratégia e o discurso do pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), na propaganda de rádio e televisão. Campos fala, em seu discurso, sobre a condição de aliado do Governo Dilma, mas defende, ao mesmo tempo, que muito mais pode ser feito.

O discurso de Eduardo Campos foi definido pelo ex-ministro como papo de marqueteiro. "Está bom mas podemos fazer melhor? Isso é conversa de marqueteiro. O Brasil precisa de debate profundo de ideias", afirmou Ciro, ao definir, também, como inoportuna a candidatura do pernambucano.
Ciro quer abrir o debate sobre a pré-candidatura do PSB ao Palácio do Planalto e afirma que, embora considera a postulação de Campos como inoportuna, irá apoiar os rumos do partido na sucessão presidencial.
"Se meu partido tiver candidato, depois que fizer minhas ponderações, vou acompanhar o partido. Mas vou fazer uma discussão dizendo que a candidatura é inoportuna." O ex-ministro gerou polêmica no mês de fevereiro quando chegou a dizer que Campos não tinha estrada para ser candidato presidencial.

A oposição à pré-candidatura de Eduardo Campos, manifestada por Ciro Gomes, se remete, também, à eleição de 2010, quando o governador de Pernambuco o preteriu em nome da então candidata do PT, Dilma Rousseff. Naquele momento, Ciro queria ser candidato ao Palácio do Planalto, mas o comando do PSB era de Eduardo Campos que se abraçou com o PT.

Passados quatro anos, o quadro se inverteu e as divergências internas no PSB sobre candidatura à Presidência da República se renovam. Ciro diz que em 2010, quando se apresentou como pré-candidato à Presidência pelo PSB e Dilma era ainda pouco conhecida, o seu partido decidiu apoiá-la. "Qual a explicação para mudar de posição agora?", questionou.

O ex-ministro e ex-governador do Ceará voltou a criticar os presidenciais. De Campos a Marina, passando pelo tucano Aécio Neves, nenhum, na visão de Ciro, está preparado para governar o País. Entre os três, reconhece Campos como mais preparado, mas faz uma ressalva: "Mas é zero de ideia".
As declarações atribuídas a Ciro Gomes, em relação ao Governador de Pernambuco, são marcadas por novas polêmicas. Segundo ele, Campos "faz um discurso também reacionário quando vai conversar com empresários reacionários de São Paulo". "Vamos disputar com a Dilma pela direita”?

Fonte: Ceará agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário