terça-feira, 23 de julho de 2013

PAPA RECEBE PEDIDO DE REABILITAÇÃO DO PADRE CÍCERO



No memorável dia 22 de Julho, aniversário da cidade de Juazeiro do Norte e chegada do Papa Francisco ao Brasil, em sua primeira viagem internacional, recebeu da mão do Deputado Guimarães PT/CE (líder do partido na Câmara) Carta de Pedido de Reabilitação do Padre Cícero Romão Batista. Já santo pela vontade dos nordestinos, a entrega da carta ocorreu na tarde do dia 22 de julho no Palácio Guanabara, onde o papa é recepcionado pela presidenta Dilma Rousseff.

“Ele é uma referência da religiosidade cearense e nordestina e teve um legado umbilicalmente ligado à Igreja, sempre fazendo a opção pelos simples e pelos pobres”, afirmou Guimarães.  Para ele, o momento é oportuno para tratar do tema, já que  o papa Francisco “é muito vinculado à justiça social, aos mais pobres  e está resgatando o papel da Igreja Católica”.

Toda a polêmica com relação a Cícero Romão Batista começou com a ocorrência de um fenômeno inusitado numa sexta-feira da Quaresma, exatamente em 1º de março de 1889. Na manhã daquele dia, a beata Maria de Araújo, ao receber a comunhão das mãos de Padre Cícero, experimentou algo inexplicável: a hóstia, ao tocar sua língua, se verteu em sangue. O fenômeno passou a se repetir com frequência. A notícia se espalhou, atraindo multidões ao povoado do Juazeiro do Norte, que viam naquele fato a comprovação da presença de Deus entre aquele povo sofrido do sertão. A Igreja, que enxergava com ressalvas aqueles episódios, acabou por punir Cícero após vários pedidos para que a situação fosse tratada com cautela.

O Padre precisa passar por esse processo de reabilitação para seguir o longo e complexo processo de beatificação.

Com a recente troca de comando no Vaticano, o italiano dom Fernando Panico – atual bispo da Diocese do Crato, cidade vizinha a Juazeiro do Norte, e responsável pelo processo de reabilitação de Padre Cícero junto ao Vaticano – lamentou o fato de a reabilitação do religioso não ter ocorrido durante o papado de Bento XVI.

Espera-se que o processo de reabilitação, agora no papado de Francisco seja concluído.

Fonte: Veja Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário