sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CHOVE EM PORTEIRAS E MAIS 125 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Trabalhadores de Porteiras já preparam as terras para o plantio.
Choveu em 126 municípios do Ceará nesta sexta-feira (20). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e de Recursos Hídricos (Funceme), as maiores precipitações estão concentradas nas regiões do Cariri e Sul Jaguaribana,

Em Porteiras foram 66 mm na sede e na zona rural foram registrados mais de 100mm em alguns pontos, o que deixa os nossos agricultores esperançosos e na expectativa que esse ano seja diferente.

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, da Funceme, as precipitações estavam previstas, inclusive no site da instituição e foram causadas por dois sistemas. “Um vórtice ciclônico está atuando sobre o Nordeste brasileiro e a Zona de Convergência do Atlântico Sul também está trazendo nebulosidade. Dessa forma, tivemos as chuvas intensas, porém típicas desse período de pré-estação”.

Ele ressalta que é errado fazer alguma relação entre essas chuvas e a próxima estação chuvosa. “Durante o período chuvoso, entre fevereiro e maio, o sistema meteorológico que atua no Ceará é outro, a Zona de Convergência Intertropical. Se chover bem em janeiro e fevereiro, não significa que teremos uma quadra chuvosa boa”, explica o Fritz.
A Funceme informa ainda que somente divulgará o prognóstico para a quadra chuvosa de 2014 na segunda quinzena de janeiro.

VEJA O GRÁFICO COM AS 1º MAIORES CHUVAS DO CARIRI
  
Os dados compreendem chuvas registradas entre 7h da última quinta-feira (19) e 7h desta sexta-feira.

Fonte: Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário