domingo, 8 de dezembro de 2013

“MAIS MÉDICOS” MANDA DUAS CUBANAS PARA PORTEIRAS. PROGRAMA DIVIDE OPINIÕES NO BRASIL!

Por Luis Carlos Coutinho
Chegam à Porteiras esta semana duas médicas cubanas vinculadas ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal. O municipio que, em princípio, não demonstrou interesse pela iniciativa do governo petista, tendo em vista a suficiente quantidade de profissionais brasileiros, sobretudo, porteirenses no mercado, foi convidado para a Solenidade de apresentação dos profissionais estrangeiros que atuarão nas 90 cidades selecionadas (como mostra matéria do Jornal O Povo, no link a seguir), ocorrida neste sábado dia 07/12.
Cauteloso, o prefeito Manoel Novais não foi à capital, em seu lugar compareceu a Secretária Municipal de Saúde, Glauciane Torres Quental que, segundo o próprio prefeito informou à nossa reportagem, tinha ciência de apenas um profissional estrangeiro para atuar em Porteiras, mas durante o evento ficou decidido que serão duas médicas. As profissionais desembarcam no municipio para conhecerem os mecanismos de trabalho aos quais serão submetidas. De acordo com Manoel, o núcleo resposável pela distribuição dos médicos ainda dificultou o acesso do município em relação aos nomes dos profissionais, fato que só aconteceu depois da solenidade, por insistência da secretária Glauciane Torres.
Do Cariri, além de Porteiras, Brejo Santo e Iguatu receberão médicos cubanos. O programa Mais Médicos é financiado pelo Governo Federal, ficando os municípios apenas com o apoio logísitico, como hospedagem e escala de trabalho.
Inicialmente, sem querer emitir opinião pessoal sobre o programa e a forma como o Governo Federal determinou a divisão territorial, o chefe do  Executivo Municipal fechou com informações animadoras para o futuro, ainda na área da Saúde, e adiantou que o municipio já trabalha a  abertura de 02 novas equipes do Programa Saúde da Família – PSF. Essa mesma informação foi acrescentada pela secretária Glauciane Torres Neves Quental, afirmando que as novas equipes serão implantadas ainda no primeiro semestre de 2014.
Fonte: Porteirasonline


Nenhum comentário:

Postar um comentário