terça-feira, 10 de dezembro de 2013

PORTEIRENSES FESTEJAM NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, PADOEIRA DA CIDADE

Por Patrícia Mirelly
Uma multidão de devotos, vindos de diversos recantos da paróquia, dos sítios e das cidades vizinhas, lotou a igreja matriz, na manhã do último domingo (8), durante a missa de encerramento do tradicional novenário do mês de dezembro, que este ano teve como tema “Com Maria Imaculada, paróquia renovada”.
Durante a homilia, que durou cerca de quinze minutos, o pároco, padre José Sampaio, lembrou a maternidade misericordiosa de Maria como dispensadora das graças de Deus. “As portas do céu se abrem com maior largueza quando a chamamos pelo título de ‘Mãe de Misericórdia’, como Ela mesma gosta de ser chamada.”
Também fez menção aos fiéis que, pela distância, não puderam participar das nove noites de novenas. “Deus a todos socorre com bondade”.
No calendário da paróquia, os meses de maio e dezembro são intensamente dedicados aos festejos marianos, embora também os faça nos dia 18 e 13 de cada mês. Mas, de acordo com o sermão do pároco, os dias 31 de maio e oito de dezembro seriam o “ponto de encontro mais culminante da fé”, um momento para “olhar o passado e projetar o futuro”.
NUM PERCURSO DE QUASE DUAS HORAS, FIEIS FORAM ÀS RUAS EM PROCISSÃO COM A IMAGEM A SANTA
Fechando os festejos à padroeira, centenas de pessoas, por volta das 17h, percorreram as principais ruas da cidade em procissão com a imagem de Nossa Senhora e outros santos da igreja, guiados pelo pároco e acompanhados pela fanfarra municipal de Brejo Santo.
Durante o trajeto, pessoas paravam para observar a passagem dos andores e do carro que transportava a imagem.
De volta à matriz, os devotos foram recebidos pelo Bispo da diocese, Dom Fernando Panico, que conduziu a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Entusiasmado com a quantidade de pessoas, Dom Fernando felicitou a todos que participaram da procissão, parabenizando-os pela demonstração de fé e devoção.
Lembrando a figura do Papa Francisco, que veio ao Brasil em julho último, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o bispo ressaltou a importância da caridade como virtude maior para a vida dos cristãos. “É a caridade que nos ajuda a caminhar sempre e nunca desistir.”
Ao final, vários prêmios foram sorteados, entre eles uma geladeira, um tablete e um notebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário