sexta-feira, 30 de agosto de 2013

BREJO SANTO TEM A MAIOR POPULAÇÃO DO CARIRI ORIENTAL; JATI É O MENOS POPULOSO




A nova estimativa populacional de Estados e Municípios foi divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Resolução nº 10/2013 emitida pelo órgão federal, a data de referencia é 1º de julho deste ano.

A estimativa atende ao dispositivo legal, Lei nº 8443, de 16 de julho de 1992, no artigo 102.
 A partir da data da publicação os interessados têm 20 dias para interpor reclamações junto  ao IBGE, que após examiná-las, tem que enviar até o dia 31 de outubro do corrente ano as estimativas ao Tribunal de Contas da União.

CARIRI ORIENTAL
De acordo com os dados do IBGE, Brejo Santo é o município mais populoso do Cariri Oriental com 47. 218 habitantes, seguido de Mauriti com 45.640. Já Penaforte e Jati são os menos populosos uma vez que registram respectivamente, 8.666 e 7. 776 habitantes.

Veja a população dos municípios do Cariri Oriental do Estado do Ceará, a partir da estimativa divulgada pelo IBGE:
Abaiara: 11.089
Aurora: 24.716
Barro: 22.104
Brejo Santo: 47.218
Jati: 7.776
Mauriti: 45.640
Milagres: 28: 487
Penaforte: 8.666
Porteiras: 15.108
Fonte: Okariri.com

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

395 POÇOS SERÃO PERFURADOS NO CEARÁ; VEJA OS MUNICÍPIOS DO CARIRI QUE SERÃO BENEFICIADOS



Quase todos os municípios cearenses serão contemplados com a perfuração de 395 poços profundos do programa “Água para Todos”. Comunidades de 182 cidades do Ceará serão atendidas no projeto, que também prevê o tratamento da água e a implantação de um sistema de abastecimento, que levará a água para as residências. 

As comunidades beneficiadas foram escolhidas por comitês municipais do programa. Foram selecionadas comunidades que não possuem outra fonte de abastecimento - como rios ou açudes. Outro critério é que esses locais tenham de 15 a 150 famílias. O secretário não soube informar quantas famílias serão beneficiadas com o projeto. O Governo do Estado não soube informar o valor final da licitação, mas O POVO apurou que ficou abaixo do valor previsto no edital, que é de R$ 11,8 milhões.

Municípios do Cariri beneficiados
Antes da perfuração, serão realizados “estudos geofísicos” para analisar a quantidade e qualidade da água do futuro poço. A medida tem efeito a longo prazo, já que os poços poderão ser usados para abastecimentos nos próximos anos. As entidades que vão ficar responsáveis pela administração dos poços terão de se associar ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) ou ao sistema municipal de abastecimento, quando este existir.

Nelson Martins informa que a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) perfurou cerca de 170 poços no Estado neste ano. Ele salienta que outros órgãos, como Defesa Civil, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Exército, também atuam na perfuração e recuperação de poços profundos. O programa “Água para Todos” é coordenada pelo Ministério da Integração, juntamente com o Governo do Estado.

Seca - A escassez de água tem colocado em risco a saúde dos sertanejos. Análise feita pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em maio, apontou que 60% da água distribuída em carros-pipa está contaminada. A situação leva ao agravamento de surtos de diarreia e aumento dos casos de dengue, já que a água precisa ser armazenada nas residências. No dia 13 de agosto, O POVO publicou que 40 municípios cearenses estão em situação crítica em relação ao abastecimento de água.

O programa Água para Todos é uma ação do Governo Federal que busca atender a população de baixa renda residente em zonas rurais, com a perfuração de poços tubulares profundos. É coordenado em parceria com o Governo Estadual. 

FONTE: O Povo

domingo, 25 de agosto de 2013

VEREADORES PRESTAM HOMENAGEM À APAF E RÁDIO CONCEIÇÃO DO CARIRI FM.



Unanimidade e breves discursos. A Sessão Ordinária desta sexta (23/08/13) contou com a presença dos 11 vereadores e foi dedicada à votação de duas importantes matérias e destaque ao aniversário da APAF - Associação Porteirense de Assistência à Família e da Rádio Conceição do Cariri FM.

O presidente Raimundo Cícero da Silva (Mundinho - PTB) abriu a sessão com o seguinte relato, que o Blog transcreve na íntegra:

"SENHORAS E SENHORES, ANTES DE TUDO, HOJE QUEREMOS DEDICAR ESTA SESSÃO À UMA ENTIDADE DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O POVO DE PORTEIRAS, AFINAL, A ASSOCIAÇÃO PORTEIRENSE DE ASSISTÊNCIA À FAMILIA (APAF) ESTÁ FESTEJANDO 30 ANOS DE HISTÓRIA, DE TRABALHO VOLTADO AO SOCIAL. JUNTAMENTE AO ANIVERSÁRIO DA APAF, A RÁDIO CONCEIÇÃO DO CARIRI FM TAMBÉM COMEMORA 17 ANOS, E POR ESTA RAZÃO TODOS OS SEUS INTEGRANTES ESTÃO ENVOLVIDOS NA PROGRAMAÇÃO, QUE TEVE INICIO ONTEM E SEGUE ATÉ DIA 26.

PARABENIZAMOS E AGRADECEMOS À SISSI E FÁBIO PINHEIRO PELO CONVITE ENVIADO A ESTA CASA, PEDINDO O COMPARECIMENTO DOS SENHORES VEREADORES E FUNCIONÁRIOS AOS EVENTOS FESTIVOS".

05 – Pela Ordem do DIA:
" Pedimos às Comissões que devolvam os Projetos de Lei que serão apresentados em plenário – PROJETO DE LEI n. 083/2013 QUE VERSA SOBRE AUTORIZAÇÃO PARA ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL PARA ATENDER AS NÃO PREVISTAS NA LEI ORÇAMENTÁRIA, REFERENTE AO FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO;

BEM COMO A MENSAGEM n. 082/2013, TAMBÉM DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO, QUE TRATA DE ABERTURA DE CRÉDITOS ADICIONAIS SUPLEMENTARES, DE ACORDO COM A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE 2013, CONTIDOS NO ART. 167 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E ART. 66 DA LEI 4.320/64.

AO MESMO TEMPO, DESPACHAMOS PARA AS COMISSÕES A MENSAGEM QUE CHEGOU HOJE PELA MANHÂ À MESA DIRETORA O PROJETO DE LEI N. 84 DE 14 DE AGOSTO DE 2013 DISPONDO SOBRE ASSUNTOS DO INTERESSE DAS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E ADOLESCENTE. A MENSAGEM DO EXECUTIVO FICA À DISPOSIÇÃO DAS RELATIVAS COMISSÕES".


Luis Carlos falou em nome da FM 104 e APAF
Mundinho seguiu sua fala, concedendo a palavra ao assessor da casa e diretor de Programação da emissora, também na condição de representante da APAF, Luis Carlos Coutinho. O radialista agradeceu o apoio da Câmara Municipal e fez um breve relato da relação institucional entre imprensa e Poder Legislativo, ao saber que a casa concederá, em breve, moções honrosas às entidades aniversariantes e aproveitou para convidar, em nome de Maria Auxiliadora Brasil Sampaio Cardoso e Fábio Pinheiro Cardoso, a todos os vereadores para as comemorações festivas.

Submetidos à votação, os projetos foram

Luis Carlos falou em nome da FM 104 e APAF
aprovados por unanimidade (10 votos, já que o presidente só votaria em caso de necessidade técnica).


REQUERIMENTO
Apenas uma solicitação formal foi leva à Mesa Diretora. De autoria do vereador Carlos Roberto Luciano de Barros (PTB), o requerimento pede a os serviços de piçarramento da estrada do sítio Sabão, que em determinadas épocas do ano, pelo alto volume de areia, dificultam o tráfego de veículos. Requerimento aprovado, sem restrição.


DISCURSOS NA TRIBUNA

Carlos Roberto Luciano de Barros (Carlos de Doge - PTB)
Destacou a Apaf e seus 30 anos, lembrando que fou justamente nesta instituição que ele conseguiu seu primeiro trabalho em Porteiras. Falou da FM 10, pelos 17 anos, no momento em que, igualmente parabenizouà rádio e agradeceu aos colegas pelo apoio ao seu requerimento.

Sebastião Vicente Neto (Cleudo Bento PTB) 
Agradeceu o convite da Apaf, falou das lutas de Fábio e Sissi e o quanto a entidade tem importância para Porteiras. No tocanteà Fm 104, o vereador destacou a agilidade nas informações, diversão ao povo, priorizou o programa Jornal do Meio-Dia, do qual se disse assíduo.

Roberto Antônio de Lima (Beto Marrocos - PTB)
Seguiu à tônica dos 30 anos da Apaf e 17 anos da rádio. Fez questão de enfatizar o papel de Fábio e Sissi Sampaio como enfrentantes do trabalho social.
Beto ainda pediu urgência na providência de cobertura telefônica para a Serra do Araripe, que hoje nao tem cobertura total de telefonia movel. 

O PRESIDENTE MUDINHO DISSE QUE, PARA A SERRA DO ARARIPE, UM TELEFONE PÚBLICO (ORELHÃO) ESTÁ SENDO PROVIDENCIADO, COM INTERNET INPUT (embutida) PARA A COMUNIDADE .MUDINHO AINDA ADIANTOU QUE MAIS UM ORELHÃO SERÁ DESTINADO AO CENTRO DE CONVIVÊNCIA, NA VASSOURINHA.

Marcondes Gomes de Lima (PSB)
Saudou a Luis Carlos, pela representatividade da FM 104, parabenizou as entidades pela existência em Porteiras e pelos serviços prestados. Lembrou da moção concedida por ele à Apaf e moção que será entregue à rádio, em breve. 
Disse ainda que, na gestao do ex-presidente Ranilson as instituiçoes foram agraciadas com Titulo de Utilidade Pública. Pensativo, Gomes indagou: "O que seria de porteiras sem a Rádio?" Para Marcondes, a emissora divide a história de Porteiras em dois momentos: ‘antes e depois da FM’.
Por fim, convocou os vereadores de oposição para sentarem-se com as comissões na análise dos projetos, mesmo aqueles que não fazem partes destas, e como exemplo de seriedade na apreciação das matérias, citou o recente projeto de lei do Conselho Tutelar, despachado pela presidência às comissões.

Dernival Alves de Lima (Dé do Simão - PSB)
Prestou homenagem a Mario Leite, ex-prefeito de Brejo Santo, falecido na última terça-feira. Para Dé, Mário foi “um homem que não tinha adversário e era amigo de todos". Mais direto, o vereador afirmou que Mário Leite  ensinou a todos que é assim que a politica deve ser, sem inimigos.

Fonte; Parlamentoporteiras.blogspot.com