sexta-feira, 14 de março de 2014

HÁ UM ANO À FRENTE DA IGREJA, FRANCISCO ALCANÇA ALTO ÍNDICE DE POPULARIDADE

Nas redes sociais, são mais de 12 milhões de seguidores, 900 mil só no Brasil
Pesquisa realizada entre católicos, não católicos e ateus mostra que 90% dos italianos confiam no chefe de Roma
___________
Patrícia Mirelly, do Cariri

Na última quinta-feira (13), Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa não europeu em mais de mil anos, completou um ano de pontificado, mas referiu passa-lo em retiro espiritual. Nas redes sociais, o Bispo de Roma, como prefere ser chamado, pediu aos católicos que fizessem uma prece em seu nome. A frase “Rezem por mim”, escrita em nove línguas diferentes, foi publicada no Twitter pelo pontífice.

Há um ano, católicos de todo o mundo celebravam o argentino como novo representante da Igreja, após renúncia de Bento XVI.  Dá capela Sistina, a fumaça branca anunciava aos fiéis, reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano, o “Habemus Papam”, traduzido ao português, “temos um papa”.

A escolha de Bergoglio, que pode se tornar um dos papas mais conhecidos da história, fez mudanças significativas na forma de governar a Igreja. Em suas homilias, o pároco de Porteiras, Padre José Sampaio, por vezes, faz referências ao chefe de Roma, conclamando à sociedade a seguir os exemplos de humildade e caridade demonstradas desde a primeira aparição de Francisco, em 2013.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Demopolisrevela que 90% dos italianos demostram ter confiança no sucessor de Pedro. Além dos católicos, os pesquisadores também consultaram não católicos e ateus.


A aversão à riqueza, os gestos de simplicidade, bem como a abertura da Igreja à questões espinhosas, impulsionaram a popularidade do argentino, até mesmo no Brasil. “Acho que estamos bem: o Papa é argentino, mas Deus é brasileiro”, brincou Francisco durante entrevista ao Fantástico, da Rede Globo.

A próxima visita do Papa Francisco ao Brasil está prevista para a celebração dos 300 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Até lá, fieis de todo mundo continuam celebrando – e aguardando – novas surpresas nas atitudes do “Papa Pop”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário