sexta-feira, 2 de maio de 2014

PARA AGILIZAR O TRABALHO, OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO PASSAM A SER EXECUTADAS DIA E NOITE

As equipes já podem ser vistas dia e noite em quatro trechos da obra: de Brejo Santo a Jati (CE); de Mauriti (CE) a São José das Piranhas (PB); na construção dos 15 quilômetros do túnel Cuncas I, o maior da América latina, localizado também em Mauriti; e também nos municípios pernambucanos de Salgueiro e Cabrobó - onde a implantação das estações de bombeamento já funciona em regime integral desde agosto de 2012.

O ministro Francisco Teixeira explica que a operação dia e noite representa um ganho de produtividade e qualidade. "A construção dos vertedouros de barragem, por exemplo, exige um volume substancial de concreto e é mais interessante fazer a concretagem na parte da noite do que de dia. Isso porque você tem um controle tecnológico maior, evitando fissuras no concreto devido à exposição ao sol na hora da concretagem, na hora da cura e da pega do concreto", diz.

A meta de conclusão do empreendimento, que vai beneficiar mais de 12 milhões de brasileiros, continua a mesma. "A ideia é concluir parte do empreendimento em dezembro de 2014 e conclui-lo em dezembro de 2015", relembra o ministro. Atualmente, cerca de 10 mil operários atuam nos mais de 477 quilômetros de obra - que já está 56,6% executada.

Os trabalhos da Meta 3N (Lotes 6 e 7), localizados entre os municípios de Mauriti (Ceará) e São José das Piranhas (Paraíba), passaram a ser executados também no período noturno. A etapa 3N faz parte do Eixo Norte e possui 1.254 trabalhadores atuando na construção de canais, aquedutos e barragens. Ainda na Meta 3N, o Ministério da Integração Nacional acompanha a construção de dois túneis exclusivos para água (Lote 14).

As obras do Cuncas I, com 15 quilômetros de extensão, seguem em ritmo acelerado e apontam 87,6% de execução. Já foram escavados 14,2 quilômetros da estrutura. O Cuncas I é o maior túnel para transporte de água da América Latina. Para conclusão da obra, 392 operários e 160 equipamentos estão mobilizados. O túnel Cuncas II, que possui quatro quilômetros, foi concluído em fevereiro deste ano.

Outros trechos também operam em período integral. Na Meta 2N, no Ceará, o trecho entre Brejo Santo e Jati (lote 5) também possui equipes trabalhando 24 horas por dia. Todo o esforço naquela região resultará na construção de seis barragens - Jati, Porcos, Cana Brava, Cipó, Boi I e II - e na ampliação do Açude Atalho. Em toda Meta 2N há 1.436 trabalhadores e 413 equipamentos.


Fonte: Welingtonlandim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário