sexta-feira, 20 de junho de 2014

FIÉIS CATÓLICOS PERCORREM AS PRINCIPAIS RUAS DE PORTEIRAS EM PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI

 Por Patrícia Mirelly

 Com cânticos de adoração e olhos atentos à passagem do Santíssimo Sacramento, fiéis participaram da tradicional procissão de Corpus Christi, em Porteiras, na tarde desta quinta-feira (19).
Para a celebração, que recorda a Eucaristia como fonte e centro da vida de toda da comunidade católica, altares de oração foram organizados nas principais ruas da cidade.

Ao todo, três altares receberam o cortejo. O primeiro, na rua Joaquim Távora, na residência de Lúcia de Cajueiro. O segundo, rua Guilherme Couto, na casa do casal Luzimar Pereira e Marcelo Rocha e o terceiro na rua Luiz Grangeiro, na casa de Dona Nizete Tavares.

A funcionária pública Arlete Silva, que participou da procissão, considera o trajeto como oportunidade em que Jesus sai do Sacrário e vai pelas ruas, reforçando Sua presença de amor. “É como se Ele dissesse: Eu não esqueço de vocês, eu Vos amo muito”, afirma.

Já a professora Socorro Linard vê a data como um momento para as famílias refletirem sobre o verdadeiro sentido da Fé, da Paz, do Amor e da Partilha.

Antes do cortejo, o padre José Sampaio, pároco da cidade, lembrou o valor da Eucaristia como centro de todo o mistério da celebração divina, desde o princípio da criação até a última revelação, no novo testamento, e disse também que ela “é a fonte de onde emana toda a graça de Deus”.

Ao final do percurso e já de volta à Matriz houve um momento de adoração seguida da bênção final.
A festa de Corpus Christi, criada pelo papa Urbano IV, em 1264, remete à caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida, mas a procissão com a Hóstia consagrada, conduzida no ostensório, é datada de 1274.

Nenhum comentário:

Postar um comentário