quarta-feira, 16 de julho de 2014

A COPA DAS CULTURAS

   
 Chegamos a mais uma final de copa do mundo de futebol, desta vez de forma um pouco diferente, pois, a realização da copa 2014 aconteceu em nosso país nos proporcionando novas e divertidas experiências. Nossa seleção não ganhou mas o povo em si, ganhou a chance de entrar em contato e conhecer diferentes culturas, a medida que os jogos iam acontecendo cada vez mais se via um número extraordinário de pessoas “ estranhas “ ou melhor, de culturas diferentes.

     Ao longo desses trinta e um dias vimos africanos com suas danças animando os estádios, europeus com a garra de sempre e seu jeito mais contido de torcer, asiáticos com a alegria de estarem do outro lado do mundo e americanos com a euforia de sempre, ou seja, o mundo esteve no Brasil.

     Durante esses dias vários foram os sentimentos expressados, no início todos com a alegria de participar de mais um mundial de futebol e desta vez num país maravilhoso, cheio de diversidade cultural e diversos tipos de climas. Mas, como em todas as atividades esportivas a medida que os jogos iam se dando muitos se entristeciam por não ver mais suas seleções com chances de ser campeões mundiais, mesmo assim muitos deram exemplos de cidadania, pois, aceitavam que outros foram melhores que eles e passavam a torcer por seleções de outros países mas, sem perder a alegria de estar vivendo um momento impar em suas vidas.

     O Brasil não foi campeão mas, não se sinta derrotado, afinal, você teve a chance de ver a realização de uma copa do mundo em seu país e não sabemos se ainda veremos outra aqui, considerando que a última foi realizada há 64 anos atrás.

     Diferentemente do que muitos previam, deu certo sim, em vez de protestos vimos povos  que por meio do esporte se uniram e mostraram ao mundo seu jeito de ser, sua cultura, sem vergonha de viver como se estivesse em casa, afinal, o mundo é a casa de todos, vivemos apenas em uma porção diferente do espaço.





Por Edilson Leandro, Professor, Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e colaborador desse blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário