domingo, 7 de setembro de 2014

DESFILE CÍVICO MUNICIPAL LEVA BRILHO À AVENIDA MARIA GONÇALVES DANTAS

Por Patrícia Mirelly

As faixas na Avenida Maria Gonçalves Dantas assinalavam para um dos momentos mais aguardados pelo povo de Porteiras. O tradicional desfile cívico municipal, em homenagem ao Dia da Independência, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Cultura e Desporto, reuniu escolas, instituições e agremiações, na manhã deste domingo.

Sob os batuques das fanfarras “Prefeito Manoel Novais”, “Deputada Gislaine Landim” e do Liceu de Brejo Santo, clássicos da Literatura infantil a personalidades, como o escritor Ariano Suassuna, percorreram toda a extensão da avenida até chegar ao palanque das autoridades.

Abrindo o desfile, a comissão das escolas infantis, Nova Galáxia e Crescendo Feliz, mostrou a forma simples de as crianças aprenderem através da música. “Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende”.

Toda magia dos contos de fadas, entre Três Porquinhos, Branca de Neve e Pinóquio,  foram levados à avenida pelo Instituto João Filgueira Sampaio, para mostrar a leitura que encanta e desperta os direitos humanos.

Já a escolinha Arca de Noé, da rede privada de ensino, com o tema “Família e Escola União Perfeita”, celebrou os laços que fortalecem o processo educativo.

A diversidade cultural do município foi lembrada pela escola Adalberto Leite Tavares, a quinta a desfilar. A comissão de frente chamou a atenção do público com uma homenagem a Coroação de Nossa Senhora, um dos maiores eventos católicos da região. Outra atração da escola foi o pelotão de crianças representado a comunidade dos Quilombolas.


Última escola a desfilar, o colégio estadual Aristarco Cardoso, celebrou a conquista do ensino superior pelos ex-alunos e apresentou projeto trabalhado, na disciplina de ciências humanas, que aborda a transposição do Rio São Francisco.

Atenta à passagem das dezenove escolas, Tanha Dantas, classificou o desfile como a “maior demonstração de civismo e resgate ao patriotismo”, por “conservar o tradicional ao mesmo tempo em que mostra ao povo o verdadeiro sentido da cidadania”.

O prefeito Manoel Novais, em sua fala de abertura, exortou a população a lutar pelo município e pelo Brasil, todos os dias, na educação e na saúde. Segundo ele, estas são as formas mais “ativas” de demonstrar respeito à pátria.


O desfile foi encerrado por voltas das onze da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário