quinta-feira, 9 de outubro de 2014

INÍCIO DAS ATIVIDADES DO OUTUBRO ROSA EM PORTEIRAS

A Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Administração Unidos Construindo o Futuro, dá início as atividades relacionadas ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa que é comemorado em todo o mundo. Durante todo o mês de outubro, diversas ações serão realizadas através das Equipes de Saúde da Família sobre a conscientização e importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O nome outubro rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

Fonte: Porteiras.ce.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário