terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

EM JUAZEIRO, FESTA DA LUZ ENCERRA ROMARIA DAS CANDEIAS

Concluindo o ciclo de romarias em Juazeiro do Norte- CE, que iniciou em setembro com a romaria de Nossa Senhora das Dores, a diocese de Crato encerrou hoje, 2, a romaria de Nossa Senhora das Candeias com a tradicional procissão das velas, ou da luz, como é conhecida, saindo da Capela do Socorro em direção a Basílica Nossa Senhora das Dores. A celebração da santa missa, que acontece antes da procissão, foi presidida por Dom Fernando Panico, sendo concelebrada pelo bispo da diocese de Patos- PB, dom Eraldo Bispo da Silva, e diversos padres.
Estima-se que aproximadamente 500 mil romeiros, vindos de diversos locais, estiveram em Juazeiro entre os dias da romaria das candeias, tendo destaque os estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Também marcaram presença romeiros da Paraíba, Sergipe, Piauí, Bahia, Maranhão e Ceará.
Várias expressões de fé acompanham a peregrinação dos romeiros. Devotos que alcançam graças e vêm pagar suas promessas a Mãe das Candeias, como é o caso do alagoense, Josias Francisco da Silva, 67, que há 30 anos realiza sua peregrinação na romaria das candeias, para agradecer por não ter sido necessário realizar um procedimento cirúrgico ao qual ele estava destinado. “Foi ela que me operou, com Jesus Cristo… Tenho muita fé nela e enquanto eu estiver vivo venho participar da romaria de Nossa Senhora das Candeias. Renovo minha fé aqui”, falou.
Dom Fernando, conhecido como o bispo romeiro, esteve presente em todos os dias da romaria confessando os romeiros, presidindo celebrações, acompanhando momentos devocionais, estando próximo do povo que busca, na terra do Pe. Cícero Romão Batista, fortalecer a sua fé. Ao final da romaria o bispo disse se sentir emocionado. “Estamos concluindo esta linda romaria e me sinto emocionado ao contemplar as maravilhas de Deus realizadas na vida do seu povo, que caminha em peregrinação em busca da luz que é Jesus”, e continuou, “Maria nos leva até a luz que é o próprio Cristo. Temos que ter a convicção de que essa luz da fé, que Maria nos ensina a carregar, não deve ser levada pelas ruas só hoje, mas em todos os dias de nossa vida”, afirmou.
A romaria das candeias 2015 aconteceu de 29 de janeiro a 2 de fevereiro e trouxe como tema: Jesus, luz em nosso caminho, nos braços da Mãe das Candeias.

Fonte: Diocese do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário