sábado, 21 de fevereiro de 2015

SÍTIO SACO REGISTRA A 7º MAIOR CHUVA DO CEARÁ

Entre as 7h da sexta-feira (20) e as 7h deste sábado (21), choveu em pelo menos 57 municípios do Estado. A maior precipitação registrada caiu em Brejo Santo, no Cariri, com 62 mm. Essa é a região do Estado que tem registrado as chuvas mais intensas, além de Fortaleza, onde caiu cerca de 50 mm.

Segundo a Funceme, Porteiras teve a terceira maior chuva do Cariri, foram registrados 28 mm no Sítio Saco e a sétima do estado.

No Cariri ainda choveu nos municípios de Brejo Santo (62,1 mm), Barbalha (38 mm), Gameleira de São Sebastião em Missão Velha (26 mmm) Jamacaru (23 mm) Crato (21,4 mm) Poço do Pau, Brejo Santo (20 mm), Vila São Gonçalo, Juazeiro (20 mm), Faria Brito (19 mm), Porteiras  sede (17 mm), Missão Velha (17 mm), Lameiro – Crato (17,00), Altaneira (16 mm), Jati (9 mm), Sitio Macapá  Jati (8,2)
Aurora (8 mm), Brejinho  Barro( 5,2), Milagres (5 mm), Várzea Alegre (1,6).

Veja onde ocorreu as 10 maiores chuvas no Ceará de ontem para hoje:

 Dados extraídos às : 14:20 de 21/2/2015

 De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)dois sistemas que estão atuando sobre o Estado. Um deles é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), comum para o período chuvoso, que vai de fevereiro e maio. O outro não é comum. Ele contribui para a formação de nuvens verticalmente bastante elevadas (cumulunimbus).

São nuvens de tempestade que trazem não só chuvas intensas como também ventos fortes. Ele é chamado de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que se forma no oceano, se intensifica e atua sobre regiões próximo à sua borda. A previsão é de que, nesta madrugada, tenhamos mais precipitações nas mesmas regiões.

 Fonte: Funceme


Um comentário:

  1. aqui no muquém no meu hidrômetro verifiquei pela manhã (21/ 02) 50mm cravado, portanto, porteiras choveu muito mais, possivelmente em outras áreas além do sítio saco.

    ResponderExcluir