segunda-feira, 1 de junho de 2015

BENDITA PADROEIRA! FIÉIS CELEBRAM COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Durante este domingo, último do mês de maio, a fé dos porteirenses, unida a dos visitantes, deu tom a cerimônia religiosa mais aguardada da cidade.

Patrícia Mirelly - Especial para o blog

O domingo foi especial para paroquianos de Nossa Senhora da Conceição, em Porteiras. A Festa da Padroeira, celebrada, tradicionalmente, no último domingo do mês de maio, num altar montado em frente à Igreja Matriz, fez as honras finais à Santa, após um mês inteiro de “exercícios” de devoção.

Sobre a solenidade padre José Sampaio, ressaltou como algo que já está na alma do povo. “A coroação não é só enfeites. É a alma do povo, é a devoção sentida no gosto e na fé dos porteirenses”.

Na homilia, que durou pouco mais de oito minutos, o pároco também recordou os fiéis que, pela lonjura, não puderam acompanhar a festividade. “Que o povo sempre encontre consolação no olhar misericordioso de Deus”.
Devotos dos mais variados recantos do município participaram da festa que teve início por volta das 21h, após a missa da Santíssima Trindade, celebrada na liturgia deste domingo em toda a Igreja. A agricultora Maria Gabriel, que acompanhou a solenidade ao lado da filha e um grupo de peregrinos, com voz embargada, contou que sempre quis ser um dos anjos, mas viu o sonho ser adiado pela lonjura do lugar onde morava com os pais. “Não tinha como participar dos ensaios. Até hoje eu me emociono por causa disso”, revela.

TRADIÇÃO

A solenidade de coroação seguiu o tradicional rito em que crianças, com vestes de anjos, sobem ao altar, rodeando a imagem da Santa, enquanto adolescestes, simbolizando astros celestes e virtudes, vão para as laterais. Durante a cerimônia, Nossa Senhora também recebeu homenagens de casais e sete crianças que ofertaram flores.

Um dos momentos de mais emoção foi quando a coroa, presa numa estrela e pendurada a um fio elétrico, cruzou o salão paroquial até chegar ao anjo que a retirou, cuidadosamente, colocando-a sobre a cabeça da Imaculada Virgem.

A cerimônia foi encerrada pouco depois com um espetáculo de fogos de artifícios que saudaram à Virgem da Conceição como a bendita padroeira de Porteiras, sob o olhar emocionado dos féis.




DEVOTOS DE NOSSA SENHORA SE REÚNEM PARA CERIMÔNIA DE COROAÇÃO- A fé dos porteirenses, unida a dos visitantes, deu tom a uma das solenidades mais aguardadas do calendário litúrgico da paróquia.
Posted by Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Porteiras - Ce on Segunda, 1 de junho de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário