sábado, 22 de agosto de 2015

AGENTES DE LEITURA DE PORTEIRAS PARTICIPAM DE ENCONTRO ESTADUAL EM FORTALEZA



O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará pioneira em todo o Brasil, e as políticas para livro, leitura, literatura e bibliotecas, foram tema de encontro no Theatro José de Alencar, iniciado na segunda-feira, 17/8, até quarta,19, das 9h às 19h. Foi o VI Encontro Agentes de Leitura do Ceará, que  com participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, e de uma roda de conversa com Agentes de Leitura. Participam do encontro 110 agentes, de todas as regiões do Ceará.


De Porteiras, participaram as agentes Sâmia Nascimento, Esraelyne Olímpio, Valéria  Clementino, Sâmia Petrônio e Maria Lúcia (Nova). No projeto Agentes de Leitura, cada agente acompanha o processo leitor de 25 famílias, cadastradas dentre as escolhidas pelas secretarias municipais de Educação, em 30 municípios, em localidades de grande vulnerabilidade social no interior do Estado.


Ao longo dos três dias, os participantes, que vieram desses 30 municípios e têm idade entre 18 e 29 anos, passaram por uma série de atividades de formação e intercâmbio de experiências, no intuito de fortalecer o importante trabalho que realizam nas cidades do Interior do Ceará.


A agente de leitura Sâmia Rafaela, do município de Porteiras, na região do Cariri, também destacou a importância da iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará para o exercício da função dos agentes no Interior."o Encontro é um momento muito importante, pra que a gente possa avaliar as experiências realizadas em cada município e pra que a gente possa levar esse gosto pela leitura de uma forma mais efetiva, para cada família".

Ainda segundo Sâmia Rafaela em contato com a nossa reportagem, “o projeto acontece em Porteiras desde 2012 e cada um dos cinco agentes realizam o trabalho de incentivo à leitura diretamente na casa das famílias (um total de 25 famílias para cada agente), para participar devem ser cadastrados no Bolsa Família e ter algum membro que estude no 2°, 5° ou 9° ano do ensino fundamental e ainda 3° ano do ensino médio”

As localidades já contempladas pelo projeto foram Vieira, Barriguda, Cancela, Distrito Simão e a Sede.


Para Mileide Flores, coordenadora de políticas de livro, leitura, literatura e bibliotecas, da Secult, o VI Encontro dos Agentes de Leitura marca "um novo passo em um projeto que transforma as pessoas". "O Agente de Leitura vai até as famílias, o núcleo transformador. É um momento de busca da identidade local, em que eles se reconhecem. Uma forma de as famílias se reconhecerem dentro dessa identidade e como pessoas com grande capacidade de transformação", aponta Mileide.

Com informações da Secretária da Cultura do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário