quinta-feira, 6 de agosto de 2015

SEGUNDO O INEP, A MELHOR ESCOLA PÚBLICA DO BRASIL ESTÁ NO CARIRI CEARENSE

 Escola Estadual de Educação Profissional
Padre João Bosco de Lima, no município de Mauriti
Foi divulgado nesta quarta-feira (05/Agosto) pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira - Inep, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, referente ao ano de 2014. O resultado por escola revelou que as dez melhores unidades de ensino públicas do Brasil estão na região do Nordeste. No total, 15.640 instituições tiveram os dados divulgados, nas quais 1.295.954 estudantes fizeram o exame.
A Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, no município de Mauriti, está no topo da lista. Segundo o ministro da Educação, Renato Janine, o Inep está propondo pela primeira vez rankings alternativos à listagem pelas maiores notas.
O Ministro explicou que o MEC está valorizando três fatores nesse ranking. O primeiro é o porte das escolas. O segundo fator determinante é o de permanência do aluno na instituição. Segundo Janine, há escolas que excluem alunos que não apresentam bom rendimento e absorvem os bons alunos por processos de seleção para o 3º ano.
O terceiro e determinante fator para o ministro é o nível socioeconômico. “Uma escola com alunos mais pobres, ou mesmo miseráveis, vai ter uma nota inferior. Mas essa escola pode estar fazendo um trabalho educativo mais importante. Ela pode talvez melhorar esses alunos mais do que aquela que já recebeu o aluno com muita formação e com nível socieconômico alto, apenas dando um pequeno avanço nele”, explicou o ministro.
O Governador Camilo Santana falou da alegria diante os resultados; "É com muita satisfação que recebemos a notícia de que a Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, em Mauriti, no Cariri, está no topo do ranking entre as escolas públicas no Enem, divulgado hoje. Isso mostra que os investimentos recentes, como a construção de escolas e a valorização dos professores, têm dado resultado. Só assim teremos uma educação pública com mais qualidade e um Ceará ainda mais forte", afirmou.
Diante do resultado alcançado, o Prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, comemorou e parabenizou a todos os profissionais e em especial os alunos da unidade escolar, afirmando que a educação pública de Mauriti, tem ocupado lugares de destaque nos últimos 10 anos, demonstrando o quanto o município tem avançado com investimentos realizados, o que envolve diretamente a parceria das três esferas de governo e de toda a sociedade.

Fonte: Mauriti.ce.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário