terça-feira, 29 de setembro de 2015

COM MAIS DE 50 PREFEITOS, PDT É O MAIOR PARTIDO DO CE

O PDT se transformou, nas últimas 24 horas, no maior partido do Ceará após receber, na noite dessa segunda-feira (28/09), a adesão de, pelo menos, 47 prefeitos. O presidente da Executiva Regional do PDT, André Figueiredo, afirmou que, no total, serão 62 prefeitos que ingressam no partido e se somam aos atuais 11 que a sigla tem no Ceará. Com esses números, André calcula que o PDT termine o ano com mais de 70 prefeitos.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, puxou o bloco de adesões entre os gestores municipais que estavam filiados ao PROS. Em 2012, quando ganhou a Prefeitura em apenas oito cidades, o PDT era uma sigla minúscula e, nas eleições de 2016, entra na disputa como a maior força partidária do Ceará.
Os prefeitos que acompanham os irmãos Cid e Ciro Gomes foram eleitos, em sua grande maioria, pelo PSB. Em 2013, o grupo se transferiu para o PROS e, neste ano, desembarca no PDT. O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes já assinou ficha de filiação, mas Cid Gomes ainda não definiu a data de entrada no PDT. O número de prefeitos filiados na noite dessa terça-feira, em Fortaleza, ficou abaixo do esperado.
Inicialmente, a expectativa era de que, pelo menos, 60 prefeitos iriam se transferir para o PDT. O presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, chegou a estimar esses números, mas as divergências políticas locais barraram algumas adesões. O gargalo para impedir ou adiar a entrada de alguns gestores aconteceu em função do PDT ser liderado nesses municípios por grupos adversários dos atuais prefeitos.
O número de adesões abaixo do esperado não abalou, nem abala os dirigentes do PDT, nem os ex-governadores Cid e Ciro Gomes. Integrantes do grupo político liderado pelos irmãos Ferreira Gomes estão sendo abrigados em outras siglas aliadas, possibilitando, assim, a formação dos palanques nas eleições de 2016. O PDT ganhará, ainda, novos prefeitos, vereadores,  e, também, a vice-governadora Izolda Cela, que é do PROS, deputados estaduais e deputados federais.
O presidente da Executiva Regional do PDT, André Figueiredo, não escondeu a alegria de ver o seu partido transformado na maior sigla do Ceará. André, ao participar do ato de filiações na noite dessa terça-feira, comemorou a chegada do PDT à Prefeitura de Fortaleza – um sonho que foi alimentado e, ao mesmo tempo, frustrado com a derrota do então candidato Heitor Férrer, em 2012. Hoje, o PDT tem a prefeitura com Roberto Cláudio que, em 2016, concorrerá a um novo mandato. Sem ambiente no PDT, Heitor se filia ao PSB para disputar as eleições municipais da Capital na próximo ano.
 Fonte: Ceará Agora



Nenhum comentário:

Postar um comentário