quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SEMINÁRIO EM PORTEIRAS REÚNE “MARIAS” PARA DISCUTIR VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Da Redação

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (14), em Porteiras, um Seminário para discutir a violência contra as mulheres. O objetivo foi estabelecer uma reflexão sobre os indicadores de práticas preventivas e protetivas nas políticas para mulheres existentes no município.

Durante o evento, a psicóloga Nara Morais, apresentou os principais indicadores a nível nacional sobre casos de violência contra mulher, enfatizando a importância de fortalecer a rede de proteção social, a realização de trabalhos interdisciplinares e diagnóstico das vulnerabilidades sociais para potencializar a capacidade resiliente de cada mulher, estruturando redes de apoio e de prevenção.

O encontro contou com a participação da Secretária de Assistência Social, Jarcia Alves, que falou sobre a importância de trazer o usuário para dentro do serviço e a ele proporcionar o conhecimento acerca das ações desenvolvidas no município e a vice prefeita Telma Dantas, destacando a importância de fortalecer as mulheres para que elas enfrentem as adversidades da vida.

Também Participaram dos debates a educadora e diretora da Escola Franklin Pinheiro, Edileuza Miranda, com uma apresentação sobre a parceria entre escola e família na multiplicação de valores e respeitos, a enfermeira e coordenadora do Equipe Saúde da Família – ESF V - sobre os instrumentos e metodologias que as equipes de atenção básica têm utilizado para identificação e orientação em casos de violência contra mulher, conselheiras tutelares com relatos acerca do trabalho desenvolvido na identificação, diagnóstico e procedimentos que devem ser tomados  em caso de violência, além do assistente social Adão Pedro.

O evento reuniu, ainda, usuários dos serviços de assistência social, representantes femininas do Sindicato dos Trabalhadores e alunos de escolas públicas.

“Acredito que tenhamos todos saídos fortalecidos desse momento de dialogo, e com reflexões acerca da importância de cada um como um multiplicador de ideias, de valores, como pessoas com capacidade de vencer os preconceitos envoltos no papel da mulher como alguém subjugada e dependente. Todas nós somos Marias, porque Maria não é somente nome e sobrenome, Maria é marca de força, de luta, de fé”, disse a psicóloga do CRAS III, Nara Morais, uma das idealizadoras da “Semana da Mulher”, que acontece desde a última segunda-feira (14), com o objetivo de promover a valorização da mulher no município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário