sábado, 31 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO RECEBE HOMENAGENS NA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTEIRAS

Em uma Sessão que teve como assunto principal Educação, por conta das últimas conquistas do município nesta área, e na presença do prefeito municipal Manoel Novais, da secretária de Educação Ledian Miranda Petrônio, além  de diretoras escolares, a Câmara Municipal aprovou sem restrições o Projeto Nº 127/2015 do Poder Executivo, que ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO EXERCÍCIO FINANCEIRO 2016. A referida mensagem que estava em posse das comissões permanentes desde o início do mês, foi liberada com pareceres favoráveis e posta em votação pelo presidente Marcondes Gomes de Lima, obtendo 08 votos sim e nenhum negativo (os vereadores Tailson Gomes e Carlos Roberto Luciano de Barros não estiveram presentes). 

O segundo momento da pauta do dia veio com 'Moções de Aplausos', de iniciativa do presidente aos convidados da ocasião (prefeito, secretária e diretoras), diante dos números celebrados e repercutidos no meio educacional e na imprensa regional, quando o município de Porteiras foi reconhecido com o 3º melhor desempenho no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB, uma inciativa do Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho, e mais recente ainda,  a premiação já bastante presente no cotidiano local, Escola Nota 10, em 2015 com três instituições da rede municipal agraciadas pelo Governo do Estado, dentro de um reconhecimento da Secretaria Estadual de Educação, através do método avaliativo Spaece – Sistema Permanente de Avaliação do Ensino.


Receberam a honraria:
- Prefeito municipal Manoel Novais;
- Secretéria de Educação Ledian Miranda Petrônio;
- Edileuza Ferreira Miranda, Diretora da Escola de Ensino Fundamental Franklin Pinheiro (sede) – premiada com o destaque do 5º ano;
- Francisca Ivânia Pinheiro, Diretora da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Beatriz Pinheiro da Costa (sítio Muquém) – reconhecimento ao 2º ano;
- Sônia Moura, Coordenadora Pedagógica que representou o Diretor Abraão Alves do Santos da Escola de Ensino Infantil e Fundamental José Aristarco Cardoso (distrito  Simão) – pelo 2º ano.
Presidente e colegas vereadores se revezaram na entrega da distinção de honra.
Mas a temática Educação também rendeu a dedicatória especial da Sessão à professora Joana Luzia dos Santos (Janoca de Bié), falecida dia 22 de outubro de 2015, e que foi lembrada posteriormente nas palavras de Marcondes Gomes e Ledian Miranda.

A secretária de Educação, Ledian Miranda Petrônio fez um discurso com intervalos de emoção, sobretudo ao falar da inesquecível professora  Janoca (Joana Luzia dos Santos) que faleceu justo no dia em que o Governo do Estado divulgou a relação das escolas premiadas (22 de outubro). Ela também apresentou números, desafios e falou das horas cruciais antes de cada conquista alcançada pelo município.


O prefeito Manoel Novais citou um a um os vereadores ali presentes, a quem agradeceu pelo empenho e parceria para com o poder executivo. Manoel disse que desde que assumiu o primeiro mandato trabalhou por resultados, mesmo sabendo das dificuldades que encontraria, mas com coragem suficiente de tomar as decisões acertadas, mesmo as mais intrépidas. 

Sobre a Educação e o momento vivenciado, o chefe do executivo lembra que em uma de suas medidas, implantou a obrigatoriedade de contratar professores de nível superior para a rede pública, mesmo que frustrando algumas expectativas, mas pelo bem do ensino, e os números comprovam hoje. 

Ele também revelou que durante a premiação Escola Nota 10 em Fortaleza (dia 27) foi parabenizando pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante que, ao cumprimentá-lo, confessou o desejo de conhecer Porteiras, e sem planejar data, prometeu que vai solicitar do governador Camilo Santana uma ocasião assim. 

Manoel também lançou, do alto da tribuna, outro desafio para um futuro que bate à porta, ao informar que em 2016 promoverá outro concurso público para o preenchimento de vagas que não foram contempladas no certamente anterior. O prefeito alternava as palavras 'coragem' e 'oportunidades' durante momentos de sua fala e enfatizou que restando pouco mais de um ano e meio de mandato, sente-se na condição de dever cumprido.

Ele agradeceu repetidamente ao presidente Macondes Gomes, à Câmara Municipal, a todos os que fazem a Educação e ao povo a oportunidade de abrir seu coração de maneira franca e honesta com o que se propôs fazer a vida inteira.

Fonte Parlamento Porteiras







Nenhum comentário:

Postar um comentário