quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PROCISSÃO DAS VELAS CONCLUI A ROMARIA DE NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS EM JUAZEIRO

Um caminho longo iluminado por luzes de velas e pela fé resplandecente de romeiros e romeiras do Padre Cícero Romão Batista e da Mãe das Dores. Este foi o cenário da procissão da luz que concluiu a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte, realizada hoje, 2 de fevereiro, na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo.
A missa, que antecede a procissão, aconteceu no final da tarde na Capela do Socorro e foi presidida por Dom Fernando Panico, conhecido como o Bispo Romeiro pela dedicação que tem às romarias. O Cardeal Dom Orani Tempesta, o Bispo Dom Paulo Cardoso e dezenas de padres concelebraram.
“Vivenciamos juntos a fé que animou Nossa Senhora e São José quando levaram o Menino Jesus ao Templo. Aquela foi a primeira romaria de Jesus e nós revivemos ela hoje. Romeiro é aquele que sai de si mesmo para ir ao encontro da salvação. Obrigado Padre Cícero Romão Batista por ter incentivado entre nós a devoção a Nossa Senhora das Candeias fazendo assim com que juntos, mais uma vez, celebremos a nossa fé. Fé luminosa, resplandecente, audaciosa. As trevas não podem apagar nossa luz!” disse Dom Fernando.
Os milhares de fiéis junto ao clero, após a celebração, seguiram em procissão cantando e rezando com suas velas acesas em direção a Basílica Nossa Senhora das Dores. Sobre as velas que iluminou todo o caminho da procissão, Dom Fernando explicou que elas recordam a vela que o cristão católico recebe no dia do batismo. “A luz é a fé em Cristo. Cristo é a luz que afugenta, dissipa todos nossos pecados. É nesse Jesus que depositamos a nossa fé!”, falou.
Após a procissão os fiéis receberam a bênção do Santíssimo na Praça do Romeiro, e assistiram a queima de fogos. Esta romaria teve um significado ainda mais especial, pois ela foi a primeira após o anúncio da Reconciliação da Igreja com o Padre Cícero
É estimado que cerca de 300 mil romeiros participaram desta peregrinação e mesmo com o grande número de romeiros, se comparada a de Nossa Senhora das Dores (setembro) e de Finados (novembro), Candeias fica em terceiro lugar, porém devido a riqueza nos detalhes esta tem um grande destaque.
Com a conclusão da Romaria das Candeias, também é concluído o ciclo de romarias em Juazeiro do Norte.
Fonte: Diocese do Crato


Nenhum comentário:

Postar um comentário