sábado, 30 de abril de 2016

GOVERNO MUNICIPAL INAUGURA AS NOVAS INSTALAÇÕES DO HOSPITAL MANOEL TAVARES ROSENDO


A Administração Municipal de Porteiras inaugura nesta tarde de sábado (30) a Unidade Mista de Saúde que  passou por uma grande reforma e a partir de agora será denominado de Hospital Manoel Tavares Rosendo.

A solenidade acontecerá as 16:00 da tarde e contará com as presenças  da população  e de várias autoridades municipais.

Vale ressaltar que a obra foi realizada com recursos próprios do município, assim como a sede da prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação e o Matadouro Público.


sexta-feira, 22 de abril de 2016

REMOP E CASA DA MEMÓRIA DE PORTEIRAS DIVULGA NOTA DE REPÚDIO AO “GOLPE”.


O REMOP e Casa da Memória de Porteiras preocupada com os recentes acontecimentos na política nacional divulgou em seu blog um manifesto que se diz contra o “Golpe” como vem sendo tratado por alguns setores a tentativa de impedimento contra a presidente Dilma Rousseff e ainda conclama que os meios de comunicação, escolas, sindicatos e associações da cidade também se posicionem .

VEJA A NOTA NA INTEGRA A NOTA DO REMOP E CASA DA MEMÓRIA:

  
A  Associação REMOP e a Casa da Memória de Porteiras veem publicamente expressar o REPÚDIO ao golpe em curso contra A DEMOCRACIA BRASILEIRA. Em respeitos a todos aqueles que lutaram nas ruas e nas formas artísticas, que foram torturados, mortos e desaparecidos na ditadura civil-militar que aterrorizou o Brasil entre os anos de 1964-1985, e em respeito ao ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, DIZEMOS NÃO AO GOLPE!!!

      Ressaltamos ainda que todos os meios de comunicação que defendem a democracia nesse país tem o DEVER MORAL de se posicionar a favor dos direitos humanos e contra o golpe!!

     Aqui convidamos os meios de comunicação de Porteiras (Rádio Conceição do Cariri, blog do Luis Carlos, Blog Porteiras Agora, Blog da Câmara Municipal - demais outros - ) as escolas da rede municipal e estadual, bem como os sindicatos e as associações comunitárias a se POSICIONAREM PUBLICAMENTE, pois se calar ou ficar neutro SIGNIFICAR APOIAR O GOLPE EM CURSO !!!
      
            PORTEIRAS NÃO PODE SE CALAR !!! NÃO AO GOLPE !!!


PROJETO QUE CRIA 4.200 VAGAS PARA PM É APROVADO NA ASSEMBLEIA DO CEARÁ

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou, na quarta-feira (20), o projeto do governador Camilo Santana para criar 4.200 novas vagas de soldado para a Polícia Militar (PM). Além do reforço no efetivo, também foram aprovados os projetos para aumentar o valor pago para as horas extras de policiais civis e militares e bombeiros militares.

Com as aprovações, os documentos agora seguirão para a sanção do Executivo. O projeto prevê um novo concurso com 4.200 vagas para PM, até o fim de 2018. "Esse é um importante reforço no combate ao crime no Ceará", destacou Camilo Santana.

O reforço de 4.200 vagas representa acréscimo de 26,08% ao efetivo atual da PM. O concurso permitirá incremento das ações das Unidades Integradas de Segurança (Unisegs); na interiorização da segurança pública, como a instalação de unidades do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Batalhão de Policiamento Turísticos (BPTur) e do Batalhão de Divisas; e da segurança externa em unidades prisionais e centros socioeducativos, entre outras atividades.

A mensagem enviada à Assembleia modifica algumas regras para o ingresso na corporação. Pessoas com menos de 18 anos, por exemplo, poderão se inscrever no concurso, desde que, se aprovadas, no início de curso de formação, tenham atingido a maioridade. Já pessoas com mais 30 anos poderão ingressar no curso de formação, desde que no momento da inscrição tenham menos de 30, idade limite para ingresso.


Fonte: G1

quarta-feira, 20 de abril de 2016

DEPUTADO ARNON BEZERRA É RECEPCIONADO COM FESTA NO CARIRI

Ao desembarcar, Arnon foi cumprimentado e abraço no saguão do aeroporto.
Acostumado a ir e vir de Brasília toda semana, por essa, o deputado federal Arnon Bezerra (PTB) não esperava. É que ao desembarcar na tarde desta terça-feira (19), Arnon Bezerra foi apanhado de surpresa pelos juazeirenses que o cumprimentaram e reconheceram no parlamentar o esforço de defender o mandato da presidente Dilma no último domingo (17), durante a sessão que aprovou a admissibilidade do impeachment.
Mesmo contrariando a decisão de seu partido, Arnon correndo risco de ser expulso do PTB, manteve a ética e sua convicção de estar ao lado do governador Camilo Santana e seu grupo que defendiam o mandato da presidente Dilma.

O parlamentar juazeirense foi um dos 11 deputados cearenses disseram "não" ao impeachment  e fez questão de deixar claro ao votar, que naquele momento representava a maior parte da população do Cariri.

A vitória não foi possível no plenário da Câmara Federal, mas hoje veio o reconhecimento das pessoas que estavam no aeroporto de Juazeiro do Norte, e principalmente de alguns petistas, inclusive dirigentes do diretório municipal.

Dirigentes do PT parabenizaram Arnon pela postura na sessão do impeanchment
Nesta quarta (20), o deputado concedeu entrevista a emissora de rádio de Juazeiro do Norte, onde além de explicar os motivos que o levaram a votar contra a orientação de seu partido (PTB), disse não temer nenhuma retaliação por seu ato. "Como seria a favor do impeachment se meu partido esteve até uma semana atrás ao lado da presidente? Aqui no Ceará todos sabe que apoio o governador Camilo, que por sua vez, apoia a presidente. Tem ainda o fato da presidente Dilma ter sido julgada politicamente por um crime que não cometeu, que é o de infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Essas são as principais razões. Não poderia ir contra minha consciência", disse Arnon.
Sobre o prosseguimento da ação no Senado, Arnon Bezerra se disse confiante de que justiça será feita. "Esse julgamento é político. Se fosse jurídico, eu respeitaria. Mas a presidente Dilma não está sendo julgada por nenhum órgão jurídico como o STE ou STF, e sim, por políticos insatisfeitos com a derrota em 2014, os quais ainda não aceitaram o resultado das urnas", finalizou. 


Fonte: Blog Flávio Pinto News

segunda-feira, 18 de abril de 2016

IMPEACHMENT: SAIBA COMO VOTOU CADA DEPUTADO CEARENSE

Adahil Carneiro - PP - Sim
Anibal Gomes - PMDB - Ausente
Ariosto Holanda - PDT - Não
Arnon Bezerra - PTB - Não
Cabo Sabino - PR - Sim
Chico Lopes - PCdoB - Não
Danilo Forte - PSB - Sim
Domingos Neto - PSD - Não
Genecias Noronha - Solidariedade - Sim
Gorete Pereira - PR - Absteve
José Airton Cirilo - PT - Não
José Guimarães - PT - Não
Leônidas Cristino - PDT - Não
Luiziane Lins - PT - Não
Macedo - PP - Não
Moroni Torgan - DEM - Sim
Moses Rodrigues - PMDB - Sim
Odorico Monteiro - PROS - Não
Raimundo Gomes de Matos - PSDB - Sim
Ronaldo Martins - PRB - Sim
Vicente Arruda - PDT - Não
Vitor Valim - PMDB - Sim

Total: Não 12 / Sim 09 / Abstenção 01


Fonte: Blog do Farias Júnior

CÂMARA ABRE PROCESSO DE IMPEACHMENT DILMA ROUSSEFF

A presidente Dilma Rousseff sofreu, na noite deste domingo, a maior derrota do ciclo de 14 anos de poder do PT no Palácio do Planalto. O deputado Bruno Araújo  (PSDB) de Pernambuco deu o 342º voto sacramentando a admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff. O processo segue agora para o Senado e, nessa segunda-feira, será definida a composição de uma comissão especial para avaliar as denuncias de crime de responsabilidade contra a presidente da República. O placar final ficou 367 votos a favor do impeachment, 137 contra, sete abstenções e duas faltas.

A votação do processo de impeachment, que foi antecedida de uma sessão tensa, com troca de farpas, acusações entre aliados e opositores ao impedimento de Dilma Rousseff, ficou encerrada por volta das 21 horas. Ao final do embate no Plenário, o PMDB e a oposição se transformaram nos maiores vitoriosos da briga pelo Palácio do Planalto.

Se aceita a denúncia no Senado, a presidente Dilma será afastada por 180 dias e, nesse período, assume o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Michel foi eleito vice na chapa de Dilma em 2014 e, de acordo com a Constituição Federal, é o sucessor legítimo do cargo em caso de impedimento da presidente.

Michel embarcou nas articulações pró-impeachment após uma ampla articulação com os líderes da oposição e, especialmente, com o presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB). Cunha, desafeto da presidente Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Inácio Lula da Silva, cumpriu o papel de principal sustentáculo  do processo de impeachment.

O domingo, histórico, foi de acirramento de ânimos, discursos inflamados, muitas acusações, agressões verbais, expressões chulas em discursos, como ‘bandido’, ‘ladrão’ e ‘canalha’. Nas ruas, em dezenas de cidades brasileiras, houve protestos, manifestações contra e a favor do impeachment.

 Ao falar pela liderança do PT do B, o deputado Sílvio Costa, de Pernambuco, saiu em defesa da presidente Dilma, a defendeu como uma mulher honesta e honrada e atacou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, a quem acusou de comandar o PCC – Partido da Corja do Cunha, para tirar Dilma da Presidência da República.

Fonte: Ceará Agora


sábado, 16 de abril de 2016

CEARÁ TERÁ 13 VOTOS CONTRA IMPEACHMENT E 8 A FAVOR

(Na imagem, Camilo aparece ao lado de Dilma e de 12 deputados federais cearenses)
O governador Camilo Santana (PT) divulgou ontem (15) foto em que aparece ao lado de 12 deputados federais que estariam comprometidos em votar contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT) neste domingo. Mesmo ausente do encontro, Luizianne Lins (PT) também dará voto pró-Dilma, fechando placar de 13 votos anti-impeachment a oito favoráveis no Estado.

Imagem encerra dúvidas sobre votos até então indefinidos de Macedo (PP) Adail Carneiro (PP).  Adail voltou nesta sexta-feira, 15, à Câmara após ser exonerado do cargo de assessor especial do governo Camilo em Brasília. Com a mudança, saiu Paulo Henrique Lustosa (PP), que avaliava acompanhar posição do PP pelo impeachment.
Com o placar final, 36% da bancada do Ceará se manifestará a favor do impeachment - cerca de um a cada três deputados. Já os contrários ao pedido representarão 59% da bancada.
Deputado ausente
Agora, segue indefinido apenas posicionamento de Aníbal Gomes (PMDB). Aliado do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), um dos maiores defensores de Dilma, a expectativa é que Aníbal se ausente da votação sob justificativa médica – o que também beneficiaria o governo.

PLACAR DO IMPEACHMENT NO CEARÁ

Favoráveis ao pedido - 8

Raimundo Gomes de Matos (PSDB) 
Moses Rodrigues (PMDB)
Vitor Valim (PMDB) 
Moroni Torgan (DEM) 
Danilo Forte (PSB) 
Ronaldo Martins (PRB) 
Cabo Sabino (PR) 
Genecias Noronha (SD)

Contrários ao pedido - 13

José Airton (PT) 
José Guimarães (PT) 
Luizianne Lins (PT) 
Ariosto Holanda (PDT) 
Leônidas Cristino (PDT) 
Vicente Arruda (PDT)
Gorete Pereira (PR)
Chico Lopes (PCdoB) 
Domingos Neto (PSD) 
Arnon Bezerra (PTB) 
Odorico Monteiro (Pros)
Adail Carneiro (PP)
Macedo (PP)

Sem definição - 1

Aníbal Gomes (PMDB)*
* Deve se ausentar sob justificativa médica

Fonte: O Povo


sexta-feira, 15 de abril de 2016

BLOG PORTEIRAS AGORA COMPLETA 4 ANOS


Com a proposta de informar e dar visibilidade a nossa cultura, há 4 anos lançamos o blog Porteiras Agora.

De início o que parecia apenas uma brincadeira se transformou em um espaço de promoção e valorização da nossa terra. Hoje o Porteiras Agora  é a principal fonte de informação genuinamente porteirense, com uma linguagem simples e de fácil compreensão  abordamos os mais variados temas, fazendo do nosso povo o verdadeiro protagonista dessa historia.

Com 855 postagens, 250,399 acessos, mais de 6 mil seguidores nas redes sociais reafirmamos o compromisso de buscar sempre o melhor para os nossos leitores e sem  esquecer jamais de agradecer pelo  apoio nesses 4 anos.

Muito Obrigado!

Everaldo Penha – Editor
Edilson Leandro e Sérgio Vidal  - Colaboradores
Patrícia Mirelly - Repórter


terça-feira, 12 de abril de 2016

PREFEITO MANOEL NOVAIS E PRESIDENTE MARCONDES GOMES COMEMORAM VIAGEM BEM SUCEDIDA À CAPITAL!

(Manoel Novais e Marcondes Gomes em evento na Câmara)
Em viagem à capital do estado  o prefeito municipal, Manoel Novais, acompanhado do presidente  Marcondes Gomes de Lima aproveitaram a terça-feira (12) para visitar órgãos do Governo do Estado, em busca de recursos e ações para o município.

Na sede do IDACE - Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará, um pleito antigo suscitado pelo presidente durante sessões parlamentares, que trata da entrega de títulos agrários remanescentes de anos anteriores a proprietários de terras de Porteiras, e que agora será atendido pelo órgão. Segundo Marcondes (que comemorou o sucesso de sua investida) na segunda quinzena de maio, o Idace comunicará a agenda para a entrega. 

Outra informação que acrescenta mais expectativa à sociedade é a oficialização de recursos do Estado para construção de calçamentos em Porteiras, oriundos de Emenda Parlamentar do saudoso deputado estadual, Wellington Landim. O prefeito Manoel Novais foi até a Secretaria das Cidades logo após ser informado de que o governador Camilo Santana honraria seu compromisso com o ação do parlamentar, disponibilizando um orçamento de R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil) e que já teria um mapeamento definido para incursão das obras, no ruas do entorno do Estádio Municipal Alboíno Miranda Tavares, mas ao chegar à referida secretaria, o prefeito argumentou sobre a necessidade ampliar o atendimento a mais outras artérias da cidade, e, contando com as ideias reforçadas por Marcondes Gomes soube que além de oficializar o convênio, o município terá um aditivo de mais R$ 100.000,00 (cem mil), perfazendo uma monta de R$ 550 mil para pavimentação.

E não para por aí! Mesmo com o panorama atípico do universo de crise no país, as notícias não poderiam ser melhores. Ainda, durante almoço na capital, entre uma conversa e outra, Manoel Novais recebe um telefonema da assessoria do deputado Federal Arnon Bezerra. Assunto? Liberação da parcela restante para execução do sistema de pavimentação nas comunidades do pé de serra, especificamente Saco, Barriguda, Prata, Mata, Marrocos, etc. que popularmente adotou-se chamar de 'Calçamento da Barriguda. Algo em torno de R$ 500 mil serão desvinculados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional. Esses recursos são de Emenda Parlamentar do deputado federal, em compromisso assumido com Porteiras, através do prefeito Manoel Novais e ex-prefeito Fábio Pinheiro.

 Fonte: Parlamento Porteiras


sexta-feira, 8 de abril de 2016

GOVERNADOR DO CEARÁ ENVIA PARA A AL PROJETO QUE CRIA 4.200 NOVAS VAGAS PARA A PM

O governador Camilo Santana enviou para a Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (7), mensagem que prevê novo concurso para a Polícia Militar. O documento estipula a criação de 4.200 novas vagas de soldado para a corporação até o fim de 2018.

Conforme o governador, a intenção é iniciar a instalação do concurso assim que o processo for aprovado pela Assembleia Legislativa. “Esse é um importante reforço no combate ao crime no Ceará. Juntos venceremos esse desafio”, destaca Camilo.

O reforço de 4.200 vagas representa acréscimo de 26,08% ao efetivo atual da Polícia Militar. O concurso permitirá incremento das ações das Unidades Integradas de Segurança (Unisegs); na interiorização da segurança pública, como a instalação de unidades do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Batalhão de Policiamento Turísticos (BPTur) e do Batalhão de Divisas; e da segurança externa em unidades prisionais e centros socioeducativos, entre outras atividades.

“Investir na segurança pública, ampliar e interiorizar a atuação da Polícia é um compromisso pessoal meu. Mesmo em um período de dificuldades financeiras é prioritário dar condições para a construção de um Ceará mais tranquilo e pacífico”, afirma o governador.

A mensagem enviada à Assembleia modifica algumas regras para o ingresso na corporação. Pessoas com menos de 18 anos, por exemplo, poderão se inscrever no concurso, desde que, no início de curso de formação, tenham atingido a maioridade. Já pessoas com mais 30 anos poderão ingressar no curso de formação, desde que no momento da inscrição tenham menos de 30, idade limite para ingresso. 

Com informações do Governo do Estado do Ceará


terça-feira, 5 de abril de 2016

ATENDIMENTO ELEITORAL FICA EM PORTEIRAS ATÉ MAIO.

O esforço exaustivo valeu a pena. O atendimento ao eleitorado porteirense permanece no município até o dia 04 de maio, prazo em que se encerram os procedimentos de revisão biométrica, alistamento e transferência de domicílio para quem deseja votar nas eleições municipais de 02 de outubro. A informação foi confirmada nesta terça-feira (05) pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Marcondes Gomes de Lima, um dos mais ferrenhos defensores da permanência do Cartório Eleitoral em Porteiras, juntamente ao prefeito Manoel Novais e o ex-prefeito Fábio Pinheiro Cardoso. 

O presidente dedicou praticamente todos os dias de fevereiro até esta data entre uma ligação e outra, ofícios enviados, viagens à Fortaleza, visitas frequentes aos órgãos da jurisdição eleitoral acreditando no sucesso do pleito. E assim aconteceu. 

Marcondes comemora a decisão do TRE - Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, que parece ter 'perdido a paciência' com tanta insistência do parlamentar, e adianta aos eleitores que o município contará com o atendimento até maio, embora com capacidade reduzida, haja vista que apenas um kit (computador do sistema) estará à disposição do público, algo que não pode ser ignorado, uma vez que o município perderia este procedimento de forma definitiva, com o prazo final esgotado em 31 de março.


Fonte: Parlamento Porteiras

domingo, 3 de abril de 2016

CATÓLICOS PORTEIRENSES CELEBRAM FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA!

Da Redação
Há dezesseis anos, o então Papa João Paulo II, hoje aclamado Santo pela Igreja Católica, instituiu a Festa da Divina Misericórdia para toda a Igreja, decretando que a partir de então o segundo Domingo da Páscoa se passasse a chamar Domingo da Divina Misericórdia, tal como o próprio Jesus teria pedido à sua serva Faustina: “Eu desejo que haja a Festa da Misericórdia. Quero que essa Imagem, que pintarás com o pincel, seja benzida solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia”, escreveu a Santa em seu diário.

 Neste ano, de modo especial, pela vivência do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, os católicos porteirenses celebraram a solenidade (da Divina Misericórdia), na manhã deste domingo, dia 03, com missa presidida pelo pároco, Padre José Sampaio. A programação, que começou bem cedo, às 6h, com alvorada festiva, segue até às 15h, quando os fiéis recordam a “Hora da Misericórdia”. Desde o dia 25 de março, novenas preparatórias eram realizadas nos bairros da cidade.
VEJA MAIS FOTOS: