segunda-feira, 30 de maio de 2016

COROAÇÃO DE N.S.DA CONCEIÇÃO SERÁ TRANSMITIDA AO VIVO PELO FACEBOOK


O blog  PORTEIRAS EM FOCO do nosso amigo Kleyton Vidal promete uma grande novidade que será a transmissão ao vivo via facebook da Coroação de Nossa Senhora da Conçeição , evento religioso de maior tradição de Porteiras.

Os Porteirenses espalhados por todo o Brasil terão a oportunidade de  acompanhar em detalhes as homenagens a nossa padroeira acessando este link: https://www.facebook.com/porteirasinfoco/

A transmissão terá o apoio da AFADMI Assistência Familiar Divina Misericórdia, Vereador Mundinho Inácio e o nosso BLOG PORTEIRAS AGORA.


Fonte: Porteiras em Foco

sábado, 28 de maio de 2016

ATRAÇÕES DA FESTA DA COROAÇÃO 2016 EM PORTEIRAS


A tradicional festa da Coroação de Nossa Senhora da Conceição em Porteiras acontece neste dia 31 de maio logo após a solenidade na igreja matriz.

A administração municipal divulgou as atrações.

Três bandas farão a festa no polo de Lazer Luiz Caldas Campos:

Pisadinha de Luxo
Forró di Nois  e
Forró do Movimento.


quarta-feira, 25 de maio de 2016

SÍTIO SACO EM PORTEIRAS REGISTRA A SEGUNDA MAIOR CHUVA DO CEARÁ

A madrugada desta quarta-feira (25) foi de muita chuva em todo o município de  Porteiras. Segundo informações da FUNCEME (Fundação Cearense de  Cearense de Meteorologia) as precipitações registraram 25 mm na cidade, e no sítio Saco 56,0 mm sendo a segunda maior chuva  em todo o estado.

Outras cidades da região também registraram  precipitações:  o município de Penaforte 55,3mm (terceira maior chuva) e Jardim 55,0mm(quarta maior chuva) .

Durante toda a manhã o tempo permaneceu nublado em Porteiras e a previsão é de mais chuvas para o dia de hoje.


CONFIRA AQUI A PREVISÃO DO TEMPO PARA TODO O CEARÁ  

quinta-feira, 19 de maio de 2016

PORTEIRAS ENCERRA SEMANA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Dando continuidade a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes aconteceu na tarde de ontem, (19/05), o II Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Auditório da SETAS, com a participação do Prefeito Manoel Novais Miranda, Secretárias de Assistência Social Jarcia Lucena e de Educação Ledian Miranda, Comandante da Polícia Militar Major Sobreira e Representantes do Destacamento de Porteiras, Conselheiros Tutelares, Conselheiros do CMDCA, Coordenadoras e técnicos dos CRAS1, 2 e 3, técnicos do CREAS Regional, Diretores, Coordenadores e Professores das Escolas do município, representante da Casa da Memória, crianças e Adolescentes do SCFV.
Durante o Seminário a Secretária de Assistência Social fez referências ao acontecimento da "menina Araceli" e da lei federal que instituiu o dia 18 de maio, com o objetivo de referenciar esse dia nacionalmente, como forma de combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, enfatizou a parceria e a efetividade do Sistema de Garantia de Direito, que trabalham em rede para a efetivação dos direitos sociais e ampliação da cidadania.
Na ocasião o prefeito Manoel agradeceu  ao Destacamento da Polícia Militar no município. Parabenizou a atuação de todos em prol dos direitos e proteção à criança e ao adolescente, fez um breve relato quanto a criança e o adolescente, atender as recomendações de seus pais e/ou responsáveis para não aceitar e enveredar no caminho do mal.
Major Sobreira, falou sobre a atuação do Destacamento da Polícia Militar de Brejo Santo, em que este atende os municípios circunvizinhos, enfatizou a atuação do Prefeito Manoel Novais destacando os baixos índices de ocorrências e que isso se deve ao bom funcionamento de todos os agentes públicos. Ainda no momento parabenizou a administração por uma atuação séria e responsável, e que Porteiras é referência na gestão das políticas públicas.
Após a técnica do CREAS Regional, proferiu o Seminário contextualizado as formas de abuso e exploração, as conseqüências e seus agravos. Seguindo com apresentação lúdico/didática dos resultados referentes às ações que foram realizadas no período de 09 a 17/05, através da exposição de um vídeo com registros fotográfico e os resultados estatísticos das violações de direitos registrados no Conselho Tutelar através do SIPIA no período de junho de 2015 a abril de 2016.
A Secretária Jarcia Lucena, destacou que  o êxito do evento, é consequência do resultado das ações de toda a rede socioassistencial, ressaltou ainda o bom planejamento e a efetiva execução das ações realizadas através de todos os parceiros envolvidos.
 Fonte: SETAS/PORTEIRAS

quinta-feira, 12 de maio de 2016

DILMA SAI! VEJA COMO VOTARAM OS SENADORES NO PROCESSO DO IMPEACHMENT


O Senado aceitou, no início da manhã desta quinta-feira (12), o pedido de abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Foram 55 votos a favor e 22 contra. Um dos últimos senadores a tornar pública sua decisão, Fernando Collor de Mello (PTC-AL), que sofreu um processo de impeachment em 1992, votou contra a petista. Dilma deixa a Presidência um ano e quatro meses depois de assumir seu segundo mandato. O vice-presidente Michel Temer (PMDB) assume interinamente.
Os cearenses Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira(PMDB) Votaram à favor do impeachment enquanto José Pimentel do PT votou contra.

domingo, 8 de maio de 2016

PREFEITURAS DE FORTALEZA E PORTEIRAS SÃO LÍDERES EM TRANSPARÊNCIA SEGUNDO O TCM

Foi divulgado, pelo TCM, o ranking da transparência dos municípios Cearenses em relação a Lei de Acesso à Informação. Fortaleza e Porteiras lideram a lista com pontuação de 8,9. Seguidas por Pires Ferreira, Potengi e Santa Quitéria com 8,7 de transparência.
 A Lei de Acesso à Informação obriga municípios, estados e União a liberar “ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade” em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público”.

De acordo com a Lei de Acesso, “cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação; proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e proteção da informação sigilosa e pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso”.

Clique Aqui e leia a Matéria completa do Diário do Nordeste


sábado, 7 de maio de 2016

DILMA QUEBRA PROTOCOLO E É OVACIONADA NO AEROPORTO DE JUAZEIRO DO NORTE

O que era para ser uma rápida passagem pelo aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro, acabou se estendo por mais de meia hora com a quebra do protocolo por parte da presidente Dilma Rousseff (PT). A petista desembarcou na tarde de ontem (06)  da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) em Juazeiro antes de seguir viagem para Cabrobó (PE), onde visitou as obras da Transposição do Rio São Francisco.
 Porém, antes de embarcar no helicóptero oficial que a levaria para cidade pernambucana, Dilma optou por saudar as centenas de pessoas que a aguardavam com faixas e cartazes com os dizeres “Não vai ter golpe”. Acompanhada do Governador Camilo Santana (PT), do líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT) e de outras autoridades políticas, Dilma caminhou cerca de 100 metros e entrou no saguão de desembarque do aeroporto, onde o grupo lhe espera.

 A presidente recebeu o carinho do manifestantes, abraçou e tirou foto com inúmeras pessoas. Enquanto era recebida calorosamente, um grupo gritava “Dilma, estamos como você!” e “Não vai ter golpe”, dizeres que ficaram marcos durante o processo de impeachment. Houve tumulto e a segurança teve que ser reforçada com homens do exercito para impedir que os manisfestantes invadissem a pista de decolagem.
 Esta foi a terceira vez que Dilma visitou o Cariri em seu segundo mandato e pode ser a última vez que pise em solo cearense na condição de presidente. O Senado votará no próximo dia 11 o processo de impeachment, que pode tirá-la do comando do País. A última passagem da petista por Juazeiro aconteceu em agosto do ano passado.
 Fonte: Na Rota das Notícias



terça-feira, 3 de maio de 2016

PROGRAMAÇÃO DO NOVENÁRIO DE N.S. DA CONCEIÇÃO 2016 EM PORTEIRAS


Desde o último domingo, dia primeiro, devotos de Nossa Senhora da Conceição iniciam os tradicionais “exercícios do mês de maio”, como são chamados os festejos alusivos a excelsa padroeira de Porteiras.
A programação, que conta com celebração de santa missa, às 19h, na Igreja Matriz, segue durante todo o mês e só termina com a coroação, no dia 31.
Durante os “exercícios Marianos”, há, também, alvorada de fogos às 6h da manhã e recitação do Ofício da Imaculada Conceição, ao meio-dia. À noite, os devotos rezam o terço às 18h30, e às 19h uma missa é celebrada, com bênção especial a cada dia, para os que recebem a visita da Santa, que peregrina pelas ruas da cidade e comunidades rurais.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

01 DE MAIO- DOMINGO
Ruas  Padre Cícero, Expedito Alves Santana,  Mestre Zuca, Pedro Cavalcanti e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
02 DE MAIO  - SEGUNDA-FEIRA
Ruas Campo Santo, Bela Vista, Manoel Caetano e Afonso Novais.
03 DE MAIO TERÇA-FEIRA
Ruas Edvar Soares de Lavor e Terezinha Vidal
04  DE MAIO QUARTA-FEIRA
Rua Luiz Granjeiro
05 DE MAIO QUINTA-FEIRA
Ruas Vicente Marrocos II, Joana Sebastiana II, Francisco Tavares Rosendo e Dé Caboclo
06 DE MAIO SEXTA-FEIRA
Ruas José de Alencar, Joaquim Pinheiro e Plaesa
07 DE MAIO - SÁBADO
Ruas Sargento Cícero Dantas e Tavares Cardoso
08 DE MAIO – DOMINGO
Secretaria de Ação Social e Primeira Dama
09 DE MAIO –SEGUNDA-FEIRA
Ruas Princesa Isabel e Isolina Sá
10 DE MAIO –TERÇA-FEIRA
Ruas Elias de Sá Novais, Adalberto Leite Tavares, Baixada e Condomínio Tavares e Novais
11 DE MAIO - QUARTA-FEIRA
Rua João Pires dos Santos
12 DE MAIO –QUINTA-FEIRA
Rua José Vilmar Anselmo
13 DE MAIO- SEXTA-FEIRA
AV. Maria Gonçalves Dantas e Travessa José Pereira Sobrinho
14 DE MAIO – SÁBADO
Ruas Tarso Dantas, Ana Soares e Maria das Dores.
15 DE MAIO – DOMINGO
Comunidade Comunidade Cancela
16 DE MAIO – SEGUNDA-FEIRA
Ruas Prefeito Antônio Denguinho, Maria Ditosa, Joaquim Diotíldes, Pedro Neves II, Maria Vilalba e Joaquim Manoel de Miranda (Casas Populares)
17 DE MAIO- TERÇA-FEIRA
Ruas Maria Novais, Vicente Marrocos I, Joana Sebastiana I, Francisco Xavier  e Centro Educacional Sanneto.
18 DE MAIO- QUARTA-FEIRA
Ruas Entre Rios I e II, Alto Alegre
19 DE MAIO –QUINTA-FEIRA
AV. Antônio Libório
20 DE MAIO- SEXTA-FEIRA
Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores
21 DE MAIO – SÁBADO
Comunidade do Massapê
22 DE MAIO – DOMINGO
Ruas José Soares, Vicente Marrocos II E Joana Sebastiana III
23 DE MAIO - SEGUNDA-FEIRA
Ruas Vereador Antônio Diotíldes, Joaquim Monteiro, Vicente Rodrigues, Moisés Pinto e Pedro Novais (Casas Populares)
24 DE MAIO - TERÇA-FEIRA
Rua Guilherme Couto
25 DE MAIO – QUARTA-FEIRA
Comércio
26 DE MAIO QUINTA-FEIRA
Ruas Pedro II E José Cardoso
27 DE MAIO SEXTA-FEIRA
Secretaria de Educação, Escolas Municipais e Escola de Ens. Médio Aristarco
 Cardoso
28 DE MAIO- SÁBADO
Rua Joaquim Távora
29 DE MAIO – DOMINGO
Noite dos Motoristas e Moto-taxistas
30 DE MAIO - SEGUNDA-FEIRA
Rua Manoel Pereira
31 DE MAIO – TERÇA-FEIRA
Coroação de N. S. da Conceição




PORTEIRAS INAUGURA HOSPITAL APÓS REFORMA

Na tarde do sábado, 30 de abril, a população acompanhou a solenidade que deu boas vindas ao novo hospital, totalmente reformado e ampliado pela Administração Municipal Unidos Construindo o Futuro. Setor de emergência, recepção ampliada, leitos modernizados, repartições climatizadas que ainda receberam novo sistema de iluminação e piso, divisões interiores e externas remodeladas com a chamada visível para o moderno. A homenagem? Um grande porteirense, líder comunitário que deu origem a várias outros segmentos: Manoel Tavares Rosendo, homem que fez história e recebeu estatura comparada a do Padre Ibiapina, nas palavras do médico e historiador Napoleão Tavares Neves, por acaso, parente em grau absoluto, que recebeu a missão de discursar em nome da família. Estava tudo como planejado, até o público superou as expectativas no evento.
Nas falas, o médico Napoleão Tavares Neves fez uma retrospectiva da grandeza de Manoel Tavares Rosendo, a quem chamou pelo apelido popular de ‘Né Rosendo’, seu tio, destacando a contribuição deste para com o município, mesmo sendo um homem de ‘caligrafia fraca’, mas de altivez e sabedoria.
O também médico Wilton Barros de Quental falou em nome do ex-diretores da unidade de Saúde, agradecendo o empenho de todos aqueles que deram sua vida e história pela Saúde local.
Glauciane Torres Neves, enfermeira e colaboradora da Secretaria de Saúde, cumprimentou a todos os colegas da área, chegou a se emocionar pelo grande feito de estar vivendo a concretização do hospital, que segundo ela, ‘sonhou em sintonia’ com o prefeito Manoel Novais a chegada deste dia.
A secretária de Saúde, Lêda Clementino, foi mais técnica, elencando as dificuldades financeiras que assolam o Brasil, mas que em Porteiras foram superadas pela organização e boa vontade de uma gestão séria.
Marcondes Gomes de Lima, presidente da Câmara Municipal e autor do Projeto de Lei que deu nome ao
hospital, disse que cumpriu um dever também idealizado pelo prefeito, que encontrou uma forma de
homenagear um grande cidadão.
Por fim, o prefeito Manoel Novais citou um a um dos parentes e amigos que ali se encontravam, fez elogios à sua equipe administrativa, aos 11 vereadores pela acolhida do nome de Manoel Rosendo, e dedicou a conquista à sua esposa e companheira Maria do Socorro Martins Cardoso Novais, sempre um repouso necessário para suas horas de reflexões. O prefeito fez um dos mais longos discursos desde que assumiu o poder, em 2009, com a mesma linha de raciocínio que lhe é peculiar, e, ao encerrar suas falas carregadas de adjetivos, convidou a todos para, logo após a bênção às instalações dadas pelo Padre José Sampaio, e o descerramento da placa inaugurativa, visitar e conhecer o novo hospital de Porteiras.
Também estiveram presentes, a vice-prefeita Telma Pereira Dantas; Maria Auxiliadora Brasil Sampaio
Cardoso (Sissí), representando a Microrregional de Saúde; Cícero Forte – Gerente do Banco do Brasil;
Secretários municipais e vereadores.
Confira as fotos do evento, clique aqui.

Fonte: Porteiras.ce.gov


CINTURÃO DAS ÁGUAS: RECURSOS DE R$ 619 MILHÕES GARANTEM AVANÇO PELO CARIRI

Uma das grandes intervenções para aumentar a segurança hídrica para o Ceará ganhou novo impulso com reforço de verbas no valor de R$ 619 milhões. O montante, garantido pelo Governo Federal por meio do Ministério da Integração Nacional, foi publicado no Diário Oficial da União e vai garantir o avanço das obras do Cinturão das Águas (CAC).
O governador Camilo Santana destacou a segurança hídrica como prioridade da gestão e o apoio do Governo Federal para levar água para todo o Ceará. “Como estamos enfrentando o quinto ano seguido de chuvas abaixo da média, essa notícia das novas verbas para o Cinturão das Águas é motivo de muita alegria e esperança. Não medirei esforços para garantir água para todos os nossos irmãos e irmãs cearenses”, afirmou.
“Com esses recursos, nós podemos concluir na totalidade os 146 quilômetros do chamado Trecho 1, que vai levar água do final do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco até Nova Olinda, no Cariri”, reforçou o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira.

Esse primeiro trecho, além de atender às cidades do Cariri, vai levar as águas do São Francisco ao Rio Cariús, e dali ao Açude Orós. A expectativa é que a chegada das águas do São Francisco aconteça em ainda este ano. O CAC terá relevante papel na distribuição de água para boa parte do sertão cearense.
No Trecho 1, o equipamento vai beneficiar mais de um milhão de pessoas na Região do Cariri, atendendo diretamente às cidades de Jati, Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato, Nova Olinda, Milagres, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Iguatu, Icó, Orós, Mauriti, Aurora, Cariús e Quixelô.
 Fonte: OKariri.com