domingo, 30 de outubro de 2016

ROBERTO CLAÚDIO (PDT) É REELEITO PREFEITO DE FORTALEZA

Com a força dos irmãos Ciro e Cid Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio(PDT), foi reeleito neste domingo (30) e vai conduzir a capital do Ceará por mais quatro anos. Ele venceu no segundo turno o deputado estadual Capitão Wagner(PR).
Com 100% das urnas apuradas, o prefeito obteve 53,57% dos votos, contra 46,43% de seu oponente.
O vice de Claudio nessa nova gestão será o deputado federal Moroni Torgan (DEM). Em sua chapa, além de PDT e DEM, estavam reunidos outros 16 partidos: PP, PEN, PSC, PSDC, PRTB, PTC, PPS, PTN, PPL, PSL, PV, PTB, PSD, Pros, PMB e PCdoB.
última pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (29), já apontava a reeleição de Claudio. Segundo o instituto, ele tinha 56% dos votos válidos, contra 44% de Capitão Wagner. Já o levantamento do Ibope mostrava empate técnico entre os candidatos pela margem de erro de três pontos, com 52% para o atual prefeito e 48% para o adversário.


Carreira política começou há 10 anos
O médico Roberto Claudio, 41, é o atual prefeito de Fortaleza e tem como padrinhos políticos os ex-governadores Ciro e Cid Gomes (ambos do PDT), que o lançaram na política.
Ele iniciou carreira política em 2006, sendo eleito deputado estadual. Quatro anos depois, foi reeleito e, em 2011, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado por unanimidade. Deixou o cargo para disputar a eleição que o tornou prefeito de Fortaleza.
 Fonte: UOL


terça-feira, 25 de outubro de 2016

COMITIVA CEARENSE LEVA CERCA DE MIL PESSOAS A BRASÍLIA EM ATO A FAVOR DA VAQUEJADA

Uma comitiva cearense com cerca de mil pessoas participa do ato em Brasília, contrário à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional a Lei Estadual cearense nº 15.299/13, referente à regulamentação das vaquejadas como práticas esportivas. Desde quinta-feira, 20, foram deslocados 40 caminhões e três ônibus para o protesto, além de carros particulares e voos com destino ao Distrito Federal. O movimento é organizado pela Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e conta com a participação de associações de todos Estados.

 O objetivo do ato é mobilizar os parlamentares em Brasília. Um grupo do Ceará foi recebido nesta manhã no gabinete do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), segundo o membro da Associação Cearense de Vaquejada, Toninho Romero, responsável pela organização da comitiva cearense. Ele diz que as expectativas são boas nos bastidores da política no DF e que, além de Eunício, os deputados federais Domingos Neto (PSD-CE), Vitor Valim (PMDB-CE) e Raimundos Matos (PSDB-CE) e o deputado estadual Duquinha (Pros-CE) demonstraram apoio à manifestação."Temos aqui do tratador de cavalo ao empresário. 
Queremos mobilizar a parte política daqui, mostrar o impacto que (a decisão do STF) vai causar. A gente está falando de 700 mil empregos que são gerados de maneira direta e indireta. São afetados cerca de duas milhões e 200 mil pessoas", afirmou Toninho.
A programação do ato em Brasília teve início às 8h e se estendeu pela noite desta terça. Às 18h, os manifestantes realizaram concentração em frente ao Congresso Nacional. Artistas cearenses como Sirano, Tony Guerra, Luizinho de Irauçuba e Rita de Cássia participaram da mobilização, conforme informou membros da comitiva do Ceará.

 Ao todo 6 mil protestaram contra a proibição da vaquejada.

Fonte: O Povo

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

MORRE ÊNIO CARLOS, APRESENTADOR DA TV DIÁRIO

O apresentador de TV e radialista Ênio Carlos faleceu na tarde desta quinta-feira, 20, aos 51 anos, vítima de um câncer no cérebro. Ele foi diagnosticado em fevereiro deste ano, quando a equipe médica recomendou que ele se afastasse do trabalho na imprensa.

Ênio Carlos nasceu em Aracati e iniciou sua carreira no rádio em 1988, comandando o programa Show da Madrugada da Rádio Verdes Mares AM. Já trabalhou na rádio Assunção, Cidade AM e na extinta TV Manchete. As últimas atuações na imprensa, além do trabalho na rádio Verdes Mares, foram na TV Diário, onde permaneceu por cerca de 15 anos.

Em transmissão na noite desta quinta, o apresentador do programa Rota 22, Marcos Lima, também da TV Diário, prestou  homenagem ao colega de trabalho. "Nós, os amigos e família, desejamos que descanse em paz o amigo Ênio Carlos". 

De acordo com informações de amigos da família, o apresentador não estava mais internado e já se encontrava em casa. Ênio deixa três filhas e a esposa. O Sistema Verdes Mares ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fonte: O Povo




RÁDIO SUL CEARENSE ESTÁ ENTRE AS 12 QUE IRÃO MIGRAR DE AM PARA FM


O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou, nesta quarta-feira (19), a primeira lista com 144 emissoras que já estão prontas para migrar do AM para o FM. A Abert aguarda a divulgação de outras listas para breve, totalizando um número de rádios migrantes maior que 350.

Todas as emissoras que constam da primeira lista já estão convocadas para assinar o termo aditivo em 7 de novembro, quando se comemora o Dia do Radialista. A solenidade de assinatura será no Palácio do Planalto, a partir das 10 horas, e terá a presença do presidente Michel Temer e do ministro das Comunicações, Gilberto Kassab.
O estado de Minas Gerais tem o maior número de emissoras aptas para a migração, com 15 rádios. Em seguida, estão as emissoras do Ceará (12), Mato Grosso (11), Bahia (11), Paraná (10), Santa Catarina (10), São Paulo (10) e Rio Grande do Norte (8), além das rádios dos demais estados constantes da lista.
Para facilitar o acesso ao Palácio do Planalto, as emissoras deverão confirmar presença, junto à ABERT, o mais breve possível, indicando o nome do participante, identidade e CPF. Posteriormente, deverão informar os dados ao Ministério das Comunicações, onde será  concluído o processo de assinatura.
De acordo com a lista divulgada, 48 emissoras já receberam o boleto e ainda não efetuaram o pagamento da diferença de outorga. A ABERT alerta que os radiodifusores interessados em assinar o termo aditivo junto ao MCTIC devem realizar o pagamento do boleto imediatamente.
Confira aqui a primeira lista das emissoras cearenses prontas para migrar.
Aracati – Rádio Jaguaribana De Aracati Ltda
Baturité – Rádio Macico De Baturite Ltda
Brejo Santo – Rádio Sul Cearense Ltda
Camocim – Rádio União De Camocim Ltda
Crato – Sistema Maior De Radiodifusão Ltda
Jijoca De Jericoacoara – Rádio Jericoacoara Ltda
Juazeiro Do Norte – Rede Abolição De Rádio Ltda
Limoeiro Do Norte – Sociedade Radio Vale Do Jaguaribe Ltda
Pedra Branca – Rede Fortal De Comunicações Ltda
Quixadá – Rádio Cultura De Quixadá Ltda
Sobral – Rádio Assunção Cearense Ltda
Tianguá – Rádio Sant’ana De Tianguá Ltda
Com informações de Farias Júnior.



terça-feira, 18 de outubro de 2016

ASSESSORIA DO AVIÕES DO FORRÓ ENVIA COMUNICADO OFICIAL SOBRE CONDUÇÃO DE XAND E SOLANGE PELA PF

Grupo cearense que administra a banda Aviões do Forró está na mira da Operação “For All”, deflagrada pela PF nesta terça-feira, 18. A investigação diz respeito a fraudes no imposto de renda envolvendo o grupo A3 Entretenimento, dono da banda liderada por Xand e Solange Almeida.
De acordo com o blog “Coluna do Estadão”, o grupo estaria disponibilizando dados falsos ou omitindo informações importantes sobre suas declarações de Imposto de Renda. O blog também informou que, segundo sua apuração, existem mandados contra os cantores Xand Avião e Solange Almeida, colocando a banda Aviões do Forró como um dos alvos da operação.
Condução de Xand e Solange pela Polícia Federal
Por volta das 10h25min desta terça-feira, 18, foi confirmada a informação de que os empresários da A3 Entretenimento e os cantores Xand e Solange foram conduzidos, como parte da investigação,  para Superintendência da Polícia Federal, no Bairro de Fátima, em Fortaleza.
Segundo informações da PF, estão envolvidas no esquema cerca de 26 empresas do grupo e quatro bandas de forró administradas por ele. A Polícia também estima que cerca R$ 120 milhões  foram sonegados apenas pelas bandas de forró.
Com imóveis e veículos bloqueados das pessoas ligadas ao grupo empresarial, a Operação “For All” cumpriu, ao todo, 32 mandados de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão em Fortaleza e Russas, no Ceará, e Sousa, na Paraíba.
O blog “Vai, Forrozão!” do O Povo, entrou em contato com a assessoria da banda “Aviões do Forró”. Enviamos sete perguntas (os questionamentos estão detalhados no final desta matéria)  e em resposta recebemos a seguinte nota: “Comunicado Oficial: A Banda Aviões do Forró informa que está à disposição da Polícia Federal e da Justiça e que colaborará com todos os questionamentos em relação à operação”.
 Fonte: O Povo online


quarta-feira, 12 de outubro de 2016

BREJO SANTO: VAQUEIROS REALIZAM GRANDE MANIFESTAÇÃO A FAVOR DA VAQUEJADA


O município de Brejo Santo teve a maior manifestação a favor da vaquejada no Sul do Ceará, quando centenas de vaqueiros, empresários e pessoas adeptas da "pega de boi", realizaram nesta terça-feira (11), de forma pacifica e organizada, manifestação contra a decisão do Superior Tribunal Federal (STF), que na semana passada proibiu a realização de vaquejadas no Ceará. A medida pode torna-se extensiva a todos os estados brasileiros, pois no entendimento dos ministros do STF, a vaquejada passou a configurar crime de maus tratos aos animais.

O ponto de encontro em Brejo Santo foi no Parque de Eventos e Agronegócios Prefeito Mario Leite Tavares, quando vaqueiros e criadores de animais se concentraram para sair em carreata pela ruas até a Praça Dionísio Rocha de Lucena, no centro da cidade.

A carreata com mais 400 veículos durou três horas e chegou a fechar, momentaneamente, o trânsito na BR-116, principal via de entrada e saída do sul do estado. Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal acompanharam o trajeto sem incidentes.

Entre os apoiadores da vaquejada estavam o prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim; e o prefeito eleito de Mauriti, Mano Morais. "Hoje a vaquejada faz parte da tradição cultural do nordestino. Passou a ser um esporte e como tal, são investidos milhões de reais. Há muita gente que tira o sustento da família com a vaquejada. Não há maus tratos, pois tudo está profissionalizado. Faltou conhecimento específico para essa decisão", disse o prefeito Guilherme Landim.

Vaqueiros de pelo menos 10 municípios do sul cearense estiverem na manifestação, além de vaqueiros da Paraíba e de Pernambuco.
Parte do grupo formou comissão para no próximo dia 25, ir à Brasília participar de manifestação nacional e desta forma, pressionar os ministros do STF e rever a decisão que proibiu a vaquejada.


PORTEIRAS REALIZA A 6ª SEMANA DO BEBÊ


Teve inicio em Porteiras as primeiras ações da Semana do Bebê promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Educação, Assistência Social em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). De 10 a 14 de outubro, esta é a sexta vez que o município realiza a Semana do Bebê e este ano com o tema “Porteiras sempre cuidando de mim”..

A Abertura aconteceu na manhã de ontem no auditório da Secretaria de Ação Social e contou com as presenças do prefeito Manoel Novais, primeira-dama Dr. Socorrinha, Presidente da Câmara Marcondes Gomes, além de diversas autoridades, crianças e profissionais envolvidos.




 A Semana do Bebê é realizada desde 2000, quando teve sua primeira edição no Rio Grande do Sul, mas já passou por diversos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância com foco no incentivo à relação “mãe-bebê”, às boas relações familiares e o acesso aos direitos à saúde, educação, esporte e lazer para este público.









segunda-feira, 10 de outubro de 2016

PREFEITO MANOEL NOVAIS ANUNCIA PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO E FÉRIAS

 Por Luís Carlos Coutinho 

O prefeito municipal de Porteiras, Manoel Novais, anunciou o pagamento da 1ª parcela do 13º Salário, bem como o Terço de Férias aos funcionários públicos municipais para este mês de outubro.

No próximo sábado, dia 15 (dia do professor) , os vencimentos da parcela do 13º já estarão na conta dos funcionários que têm direito, e no próximo dia 28 (dia do funcionário público) serão creditadas as férias.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (10),durante abertura da VI Semana do Bebê, no auditório da Ação Social, para uma plateia repleta de funcionários, entre eles, boa parte de professores que comemoram bastante a notícia.

Ao informar, Manoel Novais agradeceu à compreensão dos que esperaram o momento certo, afirmando que o município sempre cumpriu seus prazos, alguns deles seguindo as orientações legais, e disse entender que boa parte do funcionalismo não soube compreender, de imediato, mas reforçou que é grato a todos eles pelo apoio sempre demonstrado nas horas necessárias.

As palavras do prefeito foram complementadas pelas da primeira-dama, Maria do Socorro Martins Cardoso Novais e pela secretária municipal de Educação, Ledian Miranda Petrônio que, insistiram no termo 'compromisso' que Porteiras tem levado a sério desde que Manoel assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2009.


 


BREJO SANTO: VAQUEIROS FARÃO MANIFESTAÇÃO CONTRA O FIM DA VAQUEJADA

Centenas de Vaqueiros de Brejo Santo e Região do Cariri participarão de uma manifestação nesta terça-feira (11) contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela Inconstitucionalidade da Lei Estadual nº 15.299/13, referente à regulamentação das vaquejadas como práticas esportivas no Ceará.
A concentração será no Centro de Eventos e Agronegócios Prefeito Mário Leite Tavares, em Brejo Santo, a partir das 08:00 hs da manhã, onde os vaqueiros sairão com cavalgada e carreata rumo à Praça Dionísio Rocha de Lucena.
Durante o percurso os vaqueiros poderão interditar a BR 116.
 Com informações Blog do Farias Júnior


domingo, 9 de outubro de 2016

EM FORTALEZA: ROBERTO CLÁUDIO TEM 48%; CAPITÃO WAGNER 34%

Primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha para o 2º turno em Fortaleza mostra Roberto Cláudio (PDT) com 14 pontos de vantagem sobre Capitão Wagner (PR). Mantendo liderança da primeira etapa da eleição, o prefeito tem hoje 48% das intenções de voto, contra 34% de Wagner. Indecisos são 10%, com 8% dizendo que irão votar em branco ou anular o voto. 

Na divulgação por votos válidos, onde são excluídos da conta indecisos e eleitores que declararam votos brancos ou nulos, a diferença entre os candidatos passa para 18 pontos. Neste tipo de balanço, que segue a forma como a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado das eleições, o candidato à reeleição alcança 59% das intenções de voto, contra 41% do militar.

A pesquisa foi realizada entre a última quinta-feira, 6, e esta sexta-feira, 7, e ouviu 864 eleitores de todas as regiões de Fortaleza. Ela capta, portanto, a volta da propaganda em Rádio e TV e as primeiras movimentações de apoio de candidatos derrotados no 1º turno. Até a sexta-feira, Tin Gomes (PHS) e Ronaldo Martins (PRB) já haviam sinalizado apoio a RC.


 Fonte: O Povo

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

RESULTADO DAS ELEIÇÕES POR SEÇÃO ELEITORAL ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET

Os resultados das Eleições 2016 com relação à votação por cada zona e seção eleitoral já estão disponíveis para consulta pela internet. Os interessados devem acessar esse link a baixo:

No boletim constam todas as informações referentes à votação em determinada seção, como eleitores aptos, comparecimento e eleitores faltosos, nomes, partidos e números dos candidatos para os cargos de prefeito e vereador, votos brancos e nulos, número de votos nominais e de votos de legenda, e ainda o total de votos para cada partido.

Para fazer a consulta basta o interessado informar os seguintes dados: turno da eleição, estado (UF), município, zona eleitoral e seção eleitoral. Fonte: TER -CE


terça-feira, 4 de outubro de 2016

JARDIM – CE: EM ELEIÇÃO HISTÓRICA, MAIS DE 10 MIL PÕEM FIM À DINASTIA DE FERNANDO LUZ

   o médico Aniziário Costa (PCdoB) confirmou o favoritismo e será o próximo prefeito com 63,88% dos votos 
A eleição de 2016, em Jardim (distante 537 km da capital), já é um evento que deve marcar a história da pequena cidade, localizada no alto da chapada do Araripe, no Cariri: 10.306 eleitores desbancaram do poder o grupo do ex-prefeito Fernando Luz, que comandou a política do município com mão de ferro nos últimos 28 anos.
O ex-presidente da Câmara de Vereadores, o médico Aniziário Costa (PCdoB) confirmou o favoritismo e será o próximo prefeito com 63,88% dos votos válidos, contra 34,20% dos votos para o derrotado Pelé. Logo que começou a apuração das urnas, Fernando Luz soltou um áudio pelo Whatsapp jogando a toalha “Eleição tá perdida. Acabou de sair algum resultado e muito ruim”, teria dito.
“Aniziário soube agregar as lideranças políticas da cidade, conversou com a população, e o resultado foi em uma expressiva votação do jardinense, que desejou mesmo uma mudança”, explica um correligionário de Fernando Luz, que preferiu não se identificar.
Fernando Luz e sua esposa Analeda
Para ter uma ideia do nível de cansaço do eleitor, Fernando Luz foi eleito em 2008 com pouco mais de oito mil votos, vencendo Júnior Coutinho que alcançou 6.810. Já em 2012, impossibilitado de concorrer, Fernando elegeu a esposa Analeda Luz com praticamente a mesma quantidade de votos, 8.541 contra 7.946 da adversária Cremilda Sampaio, que tiveram, respectivamente, 51,80% e 48,19% dos votos válidos.
Vale destacar que também em 2004, Teodomiro Sampaio ficou na casa dos oito mil votos, sinalizando que o teto máximo do ex-líder Fernando Luz já vinha dando sinais de esgotamento há pelo menos duas eleições.
Outro ponto a analisar é o índice de abstenção desde 2004 até 2012, que configurou uma média de 18%. Neste ano, Aniziário conseguiu convencer o jardinense a sair de casa para votar, já que a abstenção caiu para 12%, confirmando o entusiasmo do eleitor pela mudança.
Os quase cinco mil votos de diferença de Aniziário para Pelé apontam muito mais do que humilhação para Fernando Luz: significam aumento de expectativa por parte do eleitor, que, na prática, aguarda serviços básicos ofertados e um horizonte de crescimento, já que o município apresenta um dos mais baixos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado, ficando atrás de cidades vizinhas, como Jati, Milagre, Abaiara e Missão Velha.
Resta saber se Aniziário vai conseguir satisfazer as forças políticas durante a chamada “lua de mel” com a chegada da nova gestão, a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
De qualquer forma, Jardim já começa a reescrever sua história e poderá correr contra o tempo para entrar definitivamente no século 21 com 16 anos de atraso.
 Fonte: Ceará em off


segunda-feira, 3 de outubro de 2016

FÁBIO É ELEITO PREFEITO DE PORTEIRAS COM 69,37% DOS VOTOS

Em Porteiras o candidato Fábio Pinheiro do PTB venceu as Eleições municipais e vai para o seu quinto mandato.

Fábio obteve  6.981 (69,37%), Dr. Gilmar  3.083 (30,63%)– Uma maioria de 3.848 pró Fábio.


CONFIRA A LISTA DOS VEREADORES ELEITOS EM PORTEIRAS

MUNDINHO INÁCIO                            1.330 VOTOS - ELEITO
MIRANDA                                              804 VOTOS -   ELEITO
MARCONDES GOMES                      766 VOTOS -   ELEITO
DÉ DO SIMÃO                                      744 VOTOS-   ELEITO
NILTON DE ITAMAR                            667 VOTOS - ELEITO
DEDÉ MESTRE                                    645 VOTOS  -ELEITO
RANILSON                                            587 VOTOS - ELEITO
VANILSON DE GENÉSIO                   488 VOTOS - ELEITO
MARCONDES XAVIER                       484 VOTOS - ELEITO
CLEUDO BENTO                                465 VOTOS  -ELEITO
JOCEU                                                  453 VOTOS - ELEITO

LUIZ GERONIMO                                405 VOTOS
RUBINHO DE BUÉ                            389 VOTOS
CÉLIA DE JOAQUIM DE PAULO     315 VOTOS
MARCOS MARCULINO                    306 V0T0S
BETO MARROCOS                           279 VOTOS
BIRO CRUZ                                          214 VOTOS
GILBERTO DO MUQUÉM                 133 VOTOS
PAULO DANTAS                                 120 VOTOS
NATIVA DE ORLANDO DO PT          23 VOTOS
Fonte: TSE