terça-feira, 16 de maio de 2017

PORTEIRAS DESENVOLVE AÇÕES DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Maio é movido por mais um desafio, um dos mais sensíveis atualmente, e Porteiras sai na frente em defesa da vida com dignidade. Numa iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e sua rede de atendimento (Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o município apresenta suas ações dentro da Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um mecanismo social que tem por objetivo mobilizar, informar e sensibilizar a sociedade Porteirense para o engajamento no combate ao problema recorrente no país.

O projeto será executado durante todo o mês de maio, sendo o dia 18 escolhido como Dia Nacional de Combate ao abuso e exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, em 1973, em Vitória (ES), uma criança foi sequestrada, violentada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias após o crime, e os criminosos nunca foram punidos. A repercussão do caso trouxe força a luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e fez com que a data fosse instituída.

De acordo com dados do Conselho Tutelar de Porteiras, durante o ano de 2016 foram registrados 9 (nove) casos de abuso sexual com crianças e adolescentes e 6 (seis) casos no período de janeiro a abril de 2017. Comparando os dados, comprova-se o aumento de casos no município.

Com a finalidade de prevenção, apresentamos a proposta intersetorial, envolvendo como parceiros os coordenadores pedagógicos e professores de ensino infantil e fundamental da rede pública de educação do munícipio de Porteiras, para que estes de tornem multiplicadores de informações: membros do Conselho Tutelar, CREAS Regional e CRAS I, II e III. 

CRONOGRAMA
Entre as principais atividades programadas, merecem destaque: exposição de mascote, distribuição das caixas de denúncia/Conselho Tutelar, entrevista na rádio local (com a psicóloga Bianca Pinheiro, dia 18), organização de material e resultados a serem apresentados, reunião ampliada para apresentação dos resultados.


 Fonte: Blog do Luís Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário