sábado, 22 de julho de 2017

PORTEIRAS ATINGE NOTA MÁXIMA EM ÍNDICE DE QUALIDADE AMBIENTAL

O Governo Municipal de Porteiras lançou o plano, conseguiu adesão da comunidade e os investimentos na política ambiental deram certo, um resultado que veio antes do que se podia imaginar. Com pouco mais de dois meses após a implantação da Coleta Sistemática e Seletiva do lixo produzido na área urbana, com reestruturação operacional para destinação final dos resíduos sólidos, o município obteve a pontuação máxima no IQM - Índice de Qualidade do Meio Ambiente – do Governo do Estado do Ceará, que avalia os quesitos da gestão de resíduos sólidos dos municípios, atribuindo-os notas que variam de 0 a 1. A média de Porteiras foi de 0,7 - maior pontuação, considerando se tratar de um município que ainda não dispõe da estrutura de aterro sanitário (variação da escala de 0 a 1, sendo 1 correspondente a pontuação 10, nota máxima que só se atinge com aterro sanitário, como é o exemplo de Brejo Santo).
Além de expressar um ganho para as políticas públicas voltadas aos cuidados com o meio ambiente, e consequentemente a qualidade de vida da população, há uma contrapartida para os municípios que se destacam no índice, chegando a receberem até 2% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS gerado, o que representa parcela de recurso extra para o Governo Municipal aplicar em novos investimentos. No Ceará, dos 184 municípios, apenas 07 obtiveram média 0,7, incluindo Porteiras e Milagres.

Em Porteiras, a Coleta Seletiva é feita nas segundas, quartas e sextas-feiras por um veículo coletor exclusivo para esta finalidade, recolhendo materiais recicláveis pré-selecionados pelos próprios moradores e comerciantes, disponibilizados em depósitos adequados nas calçadas momentos antes da passagem dos recicladores. O município também implantou a Associação dos Catadores, que se revezam nas atividades da coleta urbana e reciclagem no aterro controlado, mantido pela Prefeitura de forma provisória até que o Governo Municipal consiga recursos para instalação do seu aterro sanitário, dentro das normas da Semace –
Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Fonte: Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário