domingo, 13 de agosto de 2017

PORTEIRAS MANTÉM CONTROLE DO AEDES AEGYPTI

As arboviroses - doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika, Febre Chikungunya e Febre Amarela - estão ganhando proporções cada vez maiores no país, e a forma como a população está encarando essa escalada é que tem feito a diferença nos municípios. Em Porteiras, as estratégias de combate ao principal vetor, o mosquito Aedes Aegypti, com a instituição das Brigadas Municipais, núcleo voluntário integrado por diversos setores da sociedade, que a cada 07 dias realiza inspeção em prédios públicos e outros setores a fim de detectar a presença dos focos do mosquito, atualização e ampliação do Comitê Municipal Intersetorial de Enfrentamento ao Aedes, o trabalho de campo permanente dos Agentes de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e as campanhas frequentes no rádio e nas mídias sociais trazem um ambiente de normalidade, destacando a participação da população, embora sem descuidar do trabalho vigilante.

A constatação deste panorama foi destacada pela secretária de Saúde, Maria Joana da Silva (Joana Inácio), em conversa com este canal de notícias, e os números atualizados até o dia 10 de agosto apresentam o seguinte quadro:

Dengue - 73 casos notificados, dos quais 26 tiveram confirmação da doença; 30 foram descartados e 17 estão em investigação. Um dado relativamente aceitável para os padrões atuais do estado do Ceará. Em relação à Chikungunya, doença de avanço voraz que já matou 60 pessoas no estado este ano, há 03 casos sendo investigados em Porteiras, sem nenhuma confirmação até a presente atualização. Zika Vírus não tem registro no município.

O Governo Municipal de Porteiras tem motivos para comemorar, afinal o município faz um caminho inverso à maioria dos 184 entes estaduais que enfrentam problemas de ordem séria com as três doenças, no entanto, lembra a secretária, o pensamento é manter o foco na prevenção, combatendo o mosquito transmissor e repassando a cada morador sua importância neste sistema integrado de ações.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário