sábado, 3 de fevereiro de 2018

PROCISSÃO DAS VELAS ENCERRA A ROMARIA DE CANDEIAS EM JUAZEIRO DO NORTE

Juazeiro do Norte. “Uma simbiose de fé e beleza”, definiu a professora Vera Lucia Alencar ao descrever a procissão das velas, que encerrou a Romaria de Nossa Senhora das Candeias – a terceira maior do Município -, na noite desta sexta-feira (02). A estimativa da Igreja é que 80 mil pessoas percorram as ruas da cidade, dando brilho à festa. No entanto, durante os cinco dias de celebração, acredita-se que 450 mil pessoas visitaram a terra do Padre Cícero.

Pelas ruas, cada romeiro segurava sua vela ou lamparina, vendidos aos montes, nos arredores  da Capela do Socorro, de onde partiu a procissão. Antes da caminhada, uma celebração foi realizada pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana. Já no trajeto, vários grupos de tradição popular, como o reisado e os bacamarteiros, deram cor e alegria durante a celebração.

Grupos de tradição coloriram a procissão.
Nas calçadas de Juazeiro, milhares de moradores acompanharam o cortejo. A professora Vera Lucia Alencar foi uma delas que, anualmente, assiste a procissão das luzes. Ela acredita que esta manifestação é a manutenção da fé. “Eu acho tão linda. Pra mim, como nativa, tem que conservar cada vez mais. A gente percebe, com a tecnologia que tem hoje, é muito interessante que se preserve, com o mundo cada vez mais virtual, tudo tão descartável”, destaca.

Segundo o prefeito Arnon Bezerra, que participou da procissão, a celebração de Nossa Senhora das Candeias é uma demonstração da importância da fé para o povo que “traz a esperança, renasce as possibilidades”, coloca. Ele acrescenta que o Município vem se preparando para acolher o romeiro e divulgar o nome da cidade com inspiração na trajetória do Padre Cícero.

Fonte: Diário do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário