domingo, 25 de março de 2018

PORTEIRAS COMEMORA 63 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Neste dia 25 de março Porteiras comemora 63 de história, desde o dia 22 o município  já está em clima de festa com uma serie de atividades, numa programação diversificada, com competições esportivas, inaugurações de espaços públicos e muitos shows, hoje  encerrando na Praça Luiz Caldas Campos com duas grandes atrações: Calcinha Preta e Felipão.

História
Localizado ao sul do Estado do Ceará, na Região do Cariri, cercado pela natureza exuberante da Chapada do Araripe, encontra-se o município de Porteiras que já foi centro de passagem de Lampião e morada de Chico Chicote.

Os mais velhos contam que a origem de Porteiras data do século XVIII, e que o município já foi uma grande lagoa chamada de Ariosa. Agricultores daquela época colocaram duas porteiras, uma na entrada do terreno e outra na saída, passando a chamá-las de Porteira de Fora e Porteira de Dentro.Dessa forma, o primeiro nome dado ao município foi Porteiras. Em 1920 foi chamado de Conceição do Cariri. Só em 1938, voltou a ser chamado de Porteiras, permanecendo até hoje.

Em 1927 Porteiras foi passagem de Lampião e seu bando de cangaceiros que iriam para a cidade de Juazeiro do Norte. Neste mesmo ano aconteceu uma grande batalha em Porteiras, conhecida como tragédia das guaribas. O ataque era a casa do Cel. Chico Chicote, descrito por Antonio Teixeira Leite, ex-delegado de Porteiras, como homem valente e destemido. A batalha começou no dia 1º de fevereiro e só terminou no dia seguinte com a morte de Chico Chicote.

Uma das festas mais importantes e tradicionais de Porteiras é a festa da Coroação de Nossa Senhora da Conceição, que acontece no dia 31 de maio de cada ano. A primeira coroação aconteceu em 1934, realizada pela professora Maria do Carmo Simplício, a mesma foi homenageada em 2005 com a criação da Biblioteca Pública Municipal Prof. Maria do Carmo Simplício.

Parabéns Porteiras, nossa terra tão amada e acolhedora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário