quinta-feira, 30 de agosto de 2018

BISPO DIOCESANO CELEBRA BENÇÃOS DO AMBÃO E ALTAR, NA COMUNIDADE DO SIMÃO EM PORTEIRAS

Ao final da tarde desta quarta- feira, 29 de agosto, dia em que a Igreja celebra o martírio de São João Batista, o ambão e mesa do altar da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no distrito Simão, que fica a sete quilômetros do centro de Porteiras, foram abençoados pelo bispo dom Gilberto Pastana durante missa solene concelebrada pelo padre José Sampaio. Na celebração aconteceu também a investidura de seis novos ministros extraordinários da comunhão eucarística.

“Pra gente esse momento significa a renovação de nossa fé. Nos últimos dez anos passamos por uma reforma mais ativa em nossa Capela. Fizemos calçada, piso, colocamos porta, enfim, foi feita uma reforma física total. Desde o início pensávamos em um altar novo em que pudéssemos ver uma bela estrutura no momento da missa e só esse ano conseguimos. Tivemos essa graça de Deus de estarmos hoje celebrando aqui com a presença do nosso bispo“, disse Irisvan Tributino, coordenador da comunidade.

Antes de iniciar a liturgia da palavra aconteceu o ritual de bênção do ambão. O bispo abençoou a água, rezou e aspergiu a mesa da palavra.

“Toda missa é palavra e eucaristia. Essa palavra não é para entrar por um ouvido e sair pelo outro, mas para penetrar no coração e ai a gente reza para que não sejamos como Herodes nem Herodíades, que estas tentações não encontrem espaço em nossa vida. A palavra vem no edificar, nos transformar, nos fazer filhos e filhas de Deus. Da palavra passamos para a eucaristia. Aqui acontece o milagre da transubstanciação. É daqui que sai o alimento que nos leva para a vida eterna, ou seja, a termos uma vida como a de João e não de Herodes, ter uma vida de santidade, de comunhão. Quem se alimenta do corpo do Senhor se alimenta para a vida eterna”, explicou dom Gilberto durante a homilia, que conclui a liturgia da palavra.

Antes de iniciar a liturgia eucarística seis leigos foram investidos como ministros extraordinários da eucarística. A eles o bispo falou sobre a importância da missão que deve ser exercida, especialmente no serviço àqueles que estão impossibilitados de se deslocarem até a igreja para receberem a eucaristia.

Após este momento aconteceu o ritual da bênção da mesa do altar. Dom Gilberto rezou, aspergiu com água benta e incensou a nova mesa. Depois, no cântico das oferendas, membros da comunidade revestiram o novo altar, que até então estava desnudo. Uma toalha branca foi colocada em cima da mesa, o crucifixo e velas também. O vinho e as partículas de hóstias entraram em seguida.

O santo sacrifício foi ofertado e renovada a memória da morte e ressurreição de Jesus que, a partir de agora, passa a estar presente na Capela através das reservadas eucarísticas introduzidas no sacrário ao final da celebração. “Que alegria Jesus poder permanecer no coração dessa comunidade. Feliz a comunidade que pode ter Jesus eucarístico, que pode se alimentar do corpo do Senhor. Feliz a comunidade que pode seguir plenamente as orientações do Senhor. Que vocês possam desfrutar dessa presença santificadora de Jesus na vida de vocês”, falou dom Pastana.

A missa foi concluída com os fiéis saudando Maria, através da canção Senhora Minha, ensinada e entoada pelo bispo em todas as Igrejas de devoção Mariana.

Por: Jornalista Patrícia Silva –Diocese do Crato

Curta nossa página no FACEBOOK
Siga o Porteiras Agora no INSTAGRAM
Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE


Nenhum comentário:

Postar um comentário