terça-feira, 28 de agosto de 2018

PORTEIRAS MOBILIZADA CONTRA O SUICÍDIO

Os números são preocupantes e a luta continua pelo enfrentamento a um dos problemas mais críticos da sociedade atual: o Suicídio. A base de dados da Assistência Social de Porteiras permitiu a consolidação de um projeto que busca o engajamento de todos os segmentos sociais na difusão de um trabalho pela valorização da vida.

Na manhã desta segunda-feira (27) o Governo Municipal de Porteiras realizou o Seminário "Informação é o Caminho Para Mudar Idéias". Nesta segunda-feira (27), no auditório das Secretarias da Assistência Social e da Saúde, discutindo estratégias permanentes de apoio psicossocial aos porteirenses, numa ação que apresentou os projetos “Vidas Preservadas" do  Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE),  e o "Entender Para Acolher". Representantes de igrejas, imprensa, Saúde, Educação, Assistência Social, comércio e comunidade em geral interagiram com depoimentos, trocas de experiência e exemplos de superação como forma de evidenciarem apoio à mobilização que, segundo a secretária de Assistência Social, Claudineide Lima, deve ser constante e não apenas se resumindo a um mês específico.

Considerado como grave problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Suicídio representa a segunda maior causa de mortes entre pessoas de 15 a 29 anos de idade no mundo - 800 mil pessoas por ano. No Brasil, cerca de 11 mil pessoas põem fim à própria vida a cada 12 meses. Mas o mais alarmante de tudo é a estatística de Porteiras. Por aqui, de 2008 a 2018, 15 pessoas cometeram suicídio, sendo 11 do sexo masculino e 04 mulheres, que na prática significa dizer que, nos últimos 10 anos mais de uma pessoa  decidiu morrer por conta própria. O ápice da crise foi o ano 2012, com 06 vítimas.

No Seminário, mitos x verdades, formas de enfrentamento do problema e novas agendas de atuação foram discutidas, com o apoio integral do Governo Municipal.

Fonte: Blog do Luís Carlos

Curta nossa página no FACEBOOK
Siga o Porteiras Agora no INSTAGRAM
Inscreva-se no nosso canal no YOU TUBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário