sábado, 20 de julho de 2019

SAÚDE MUNICIPAL DISCUTE O AUTISMO DURANTE PALESTRA PARA PROFISSIONAIS!

A agenda de trabalho da Saúde municipal segue intensa, e nesta sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde realizou palestra com o tema Autismo, a Importância do Diagnóstico Precoce e o Tratamento Baseado em Evidências, no auditório das secretarias de Saúde e da Assistência Social.

A médica neurologista Dra. Aline Miranda conduziu a temática para uma plateia de médicos e enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família e do Hospital Municipal, psicólogos, assistentes sociais e coordenadores pedagógicos.

 O evento representa mais um compromisso do Governo Municipal pela qualificação dos profissionais e consequente melhoria dos serviços prestados à população.


O QUE É?
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social e geralmente aparece até os 3 anos de vida.

Primeiros sinais de autismo
A maioria dos pais de crianças com autismo suspeita que algo está errado antes de a criança completar 18 meses de idade e busca ajuda antes que ela atinja 2 anos. Entre os sintomas apresentados, as crianças com autismo normalmente têm dificuldade em 3:

- Brincar de faz de conta
- Interações sociais
- Comunicação verbal e não verbal

Algumas crianças com autismo parecem comuns antes de um ou dois anos, mas de repente "regridem" e perdem as habilidades linguísticas ou sociais que adquiriram anteriormente. Esse tipo de autismo é chamado de autismo regressivo.

Uma pessoa com autismo pode apresentar os sintomas:

- Ter visão, audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensíveis (por exemplo, eles podem se recusar a usar roupas "que dão coceira" e ficam angustiados se são forçados a usá-las);
- Ter uma alteração emocional anormal quando há alguma mudança na rotina;
- Fazer movimentos corporais repetitivos;
- Demonstrar apego anormal aos objetos.

Os sintomas do autismo podem variar de moderados a graves.

Fonte: Blog do Luis Carlos/minhavida.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário