segunda-feira, 25 de março de 2013

PORTEIRAS COMEMORA 58 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Localizado ao sul do Estado do Ceará, na Região do Cariri, cercado pela natureza exuberante da Chapada do Araripe,encontra-se o município de Porteiras que já foi centro de passagem de Lampião e morada de Chico Chicote.

Os mais velhos contam que a origem de Porteiras data do século XVIII, e que o município já foi uma grande lagoa chamada Ariosa.
 Agricultores daquela época colocaram duas porteiras, uma na entrada do terreno e outra na saída, passando a chamá-las de Porteira de Fora e Porteira de dentro.
Dessa forma, o primeiro nome dado ao município foi Porteiras. Em 1920 foi chamado de Conceição do Cariri. Só em 1938, voltou a ser   chamado de Porteiras, permanecendo até hoje.

 Em 1927 Porteiras foi passagem de Lampião e seu bando de cangaceiros que iriam para a cidade de Juazeiro do Norte.
Neste mesmo ano aconteceu uma grande batalha em Porteiras, conhecida como tragédia das guaribas. O ataque era a
casa do Cel. Chico Chicote, descrito por Antonio Teixeira Leite, ex-delegado de Porteiras, como homem valente e destemido.

Uma das festas mais importantes e tradicionais de Porteiras é a festa da Coroação de Nossa Senhora da Conceição,que acontece no dia 31 de maio de cada ano.
 A primeira coroação aconteceu em 1934, realizada pela professora Maria
do Carmo Simplício, a mesma foi homenageada em 2005 com a criação da Biblioteca Pública Municipal Prof. Maria do
Carmo Simplício.

Neste dia 25 de março de 2013 o município completa 58 anos, com o privilégio de  ser uma cidade pacata onde seus moradores ainda cultivam a tradição de no final da tarde colocar suas cadeiras nas calçadas para poderem conversar sem o medo da violência dos grandes centros.
Povo que valoriza a sua cultura e sua religião.

Porteiras de Chico chicote, da Pedra Branca,das belas praças, dos engenhos, da cachoeira, dos quilombolas,dos festivais juninos, da Coroação,de Nossa Senhora da Conceição,da Rufina...... afinal, Porteiras de todos nós, que amamos e damos o nosso suor por esta terra abençoada que nos orgulha a cada dia.

PARABÉNS PORTEIRAS


Um comentário: