sábado, 11 de maio de 2013

CÂMARA TRAZ AGENDA DA AGRICULTURA E HOMENAGEM ÀS MÃES.


Por Luís Carlos Coutinho

Numa Sessão dedica às mães, por ocasião do dia especial (12 de Maio), as atenções do plenário estiveram voltadas para a Agenda Parlamento Institucional, que contou com a presença do secretário municipal de Agricultura - Reginaldo Rodrigues Ribeiro, falando das principais ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de Porteiras, além da visita do ex-vereador Cícero Inácio, símbolo da pacificação e da experiência.
O presidente do Legislativo, Mundinho Inácio (PTB) deu início à reunião do dia 09/05/2013 cumprimentado todas as mães, em especial às esposas dos vereadores, funcionárias da Câmara e as que estiveram na plateia. Mundinho atendeu ainda uma solicitação pessoal do 1º Secretário da casa, vereador Marcondes Gomes, que sugeriu dedicar oficialmente a Sessão às mães.

Sem projeto em pauta de votação ,logo a palavra foi concedida a Reginaldo Rodrigues. O secretário expôs o trabalho de sua pasta, destacando ações pontuais, algumas já executadas e outras em andamento, dentre as quais:
- CONS 814 CISTERNAS DE POLIETILENO - PROGRAMAS DE ABASTECIMENTO DÁGUA RURAL - OPERAÇÃO CARRO-PIPA - QUINTAIS PRODUTIVOS (construção de 58 cisternas e capacitação de famílias para o manuseio) - PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural - AQUISIÇÃO RECENTE DA MÁQUINA RETROESCAVADEIRA E BREVE CONQUISTA DE MAQUINÁRIOS PELO PAC 2, DO GOVERNO FEDERAL (município receberá, até agosto, uma motoniveladora) E EXPANSÃO DO MICROCRÉDITO RURAL AGROAMIGO, PARA CENTENAS DE FAMÍLIAS QUE HOJE INVESTEM EM AÇÕES AUTO-SUSTENTÁVEIS.
O resumo feito pelo jovem secretário recebeu aplausos e inúmeros elogios dos vereadores e do público presente que, logo após sua saída da tribuna o cercaram para conversas informais sobre os projetos da Agricultura.

DISCURSOS
 MARCONDES GOMES (PSB) foi o primeiro a falar, iniciando com os cumprimentos a Reginaldo Rodrigues pelo seu trabalho dedicado na Agricultura local. Comentou e orientou os agricultores a procurar as agências bancárias com as quais têm pendências financeiras, a legalizarem suas situações, haja vista que o Governo Federal vem concedendo várias formas de negociação com isenção de taxas aos pequenos empreendedores. Gomes também solicitou ao secretário e ao prefeito municipal Manoel Novais que disponibilize a máquina retroescavadeira também para aberturas de pequenos açudes e barreiros na zona rural. Finalizando suas palavras, o pessebista parabenizou o prefeito pelo anúncio da uma obra que ele mesmo classificou de 'gigantesca', no caso, a construção de 19mil 450m de calçamento entre as localidades de Vila Saquinho/Barriguda/Prata/Mata e Marrocos, obra que está em fase final licitatória e que, além do melhoramento nas condições de tráfego, vai absorver mão de obra local.
CARLOS DE DOGE (PTB) comentou a importância da mãe na sociedade, agradeceu à presença de Cicero Inácio, aproveitando para recordar bons momentos em sua companhia, durante a legislatura passada e concluiu parabenizando Reginaldo Rodrigues Ribeiro e toda sua equipe na Agricultura municipal.
DÉ DO SIMÃO (PSB) destacou a presença do público na plateia, mostrando total contentamento com o fato e reforçou o convite para que a sociedade se aproxime cada vez mais da Câmara. Dé deixou sua mensagem de apoio e agradecimento às mães, colocando a sua em primeiro lugar como uma 'guerreira sofredora', reconheceu o vereador.
MACONDES XAVIER (PSB) fez referências iniciais ao ex-colega de bancada Cicero Inácio, que ocupava a tribuna de honra, a quem Marcondes chamou de 'professor de todos nós'. Xavier pediu que os jovens de hoje dediquem mais carinho e atenção às mães, 'pois só quando a gente perde é que dá valor', reforçou. Sem fugir do tom característico, cobrou pontualidade à vereadora Maria do Socorro Lima (PT), por esta ter chegado atrasada à Sessão, episódio que fez a vereadora se defender em seguida, tendo o apoio do seu irmão e também vereador Beto Marrocos (PTB).
Para conter ambos, Mundinho Inácio lembrou que, em outra ocasião, o vereador Dé do Simão cometeu o mesmo descuido, mas ele mesmo advertiu e o orientou dentro do Regimento Interno, para evitar situações do tipo.
BETO MARROCOS (PTB) fez um dos mais brandos discursos desde que assumiu o cargo. Ele teceu elogios ao convidado Reginaldo Rodrigues, enaltecendo o seu trabalho diante da Agricultura e disse que o seu 'vizinho' foi uma escolha acertada do prefeito Manoel Novais. Beto comentou o que disse Marcondes Xavier sobre o atraso da vereadora Corrinha Lima, pedindo paz e respeito à harmonia que tem se instalado no parlamento. Aproveitou também para cumprimentar Cícero Inácio.
CORRINHA (PT) falou sobre o Dia das Mães que se aproxima e respondeu ao colega Marcondes Xavier a razão do seu atraso, esclarecendo que por conta das chuvas desta sexta-feira o deslocamento da zona rural (st. Marrocos, onde ela reside) até a sede não foi fácil. A vereadora petista também parabenizou e agradeceu ao prefeito Manoel Novais pela obra anunciada da pavimentação, dizendo que é um sonho antigo de sua região e que ela mesmo já cobrou na tribuna.

BOAS RECORDAÇÕES
Do alto da tribuna uma voz que ecoou por muitos anos, mais uma vez foi ouvida e simplesmente prendeu a atenção do público. Era Cicero Silva Inácio, 06 vezes vereador, um conciliador nato e exemplo de um politico que encerrou sua jornada de forma incontestável. O ex-vereador desejou boa sorte ao filho Mundinho, que hoje ocupa uma cadeira que foi sua por bons tempos. Respeitado por todos, Cícero lembrou cada momento o seu tempo de parlamentar e na simplicidade que o consagrou, deixou a todos uma lição: é possível fazer da política um projeto de paz e crescimento.

OUTROS CONVIDADOS
Além de Cícero Inácio e Reginaldo, estiveram na tribuna de honra a presidente da Associação do Sítio Moreira II, Maria Aparecida Inácio; Maria Irene Pinheiro (representando demais agricultores); e o estudante de Medicina Wagner Leite Honorato.
DOS 11 VEREADORES, APENAS TAILSON GOMES (PT) NÃO COMPARECEU À SESSÃO.
Os trabalhos foram iniciados às 10h23min e encerrados às 12h09min.

 Fonte: parlamentoporteiras.blogspot.com

Um comentário:

  1. A Câmara de Porteiras nunca foi tão badalada. O momento é sem dúvida, o início de um avanço ainda maior de conscientização e de pacificação entre os que legislam o poder municipal. A semente da pacificação foi plantada há muito tempo pelo ilustre vereador Cícero Inácio e continua sendo agora cultivada pelo seu substituto, o jovem vereador Mundinho Inácio exemplo de respeito, trabalho e dedicação às causas do nosso município. Adversário político não é inimigo, essa é a minha máxima. Que todos os vereadores trabalhem, apresentando projetos que beneficiem o povo e o município em geral. Não esqueçam que o poder é do povo, designado aos senhores para representá-lo. Que os embates sejam benéficos e respeitosos, afinal, todos são cidadãos de bem.

    Delzin Inácio

    ResponderExcluir