segunda-feira, 7 de setembro de 2015

DESFILE CÍVICO MARCA DIA DA INDEPÊNDENCIA EM PORTEIRAS

Por Patrícia Mirelly

Com uma programação especial voltada ao feriado de Independência, escolas, instituições e agremiações participaram do tradicional Desfile Cívico da União na manhã desta segunda-feira, dia 7, na Avenida Maria Gonçalves Dantas, em Porteiras.
A cerimônia começou bem cedo, às 7h20, com uma missa na Igreja Matriz. Um ato cívico marcou oficialmente a abertura com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Ceará e de Porteiras. A concentração para o desfile aconteceu no Arco de Nossa Senhora, na entrada da cidade.

No entorno da Avenida, no gramado ou próximo as árvores da Praça da Liberdade, o público acompanhou os pelotões formados, em sua maioria por professores e alunos, que seguiram em marcha até a tribuna de honra, destinados às autoridades políticas e secretários municipais, instalado em frente ao Anfiteatro, sob os ritmos das fanfarras Manoel Novais, banda de música Conceição do Cariri, ambas do município, e Deputado Estadual Wellington Landim, de Brejo Santo.


Uma das atrações deste ano ficou por conta do coletivo de mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Porteiras (STTR). Vestidas de branco e com uma margarida presa num chapéu de palha, elas levaram à Avenida o movimento das mulheres trabalhadoras do campo e da cidade.

O coletivo esbanjou militância ao montar uma flor com pétalas que traziam nomes de mulheres que morreram vítimas de violência doméstica, simbolizando “Margaridas em Defesa da Paz”. A secretária geral do Sindicato, Rosely Francisca Lopes, explicou que a ideia do pelotão conduzindo margaridas foi chamar a atenção para a defesa da mulher, a efetivação dos programas de prevenção à saúde feminina, mas também registrar as conquistas já consolidadas pelo sindicato.


O verde na Avenida
Uma série de símbolos do verde, próprios do pé da serra porteirense, como os pequizeiros, nascentes e cachoeiras, foi mostrada na Avenida durante o desfile das escolas. A sustentabilidade também foi um tema recorrente nos pelotões. O destaque, no entanto, estava no verde da esperança que sempre impulsionou a vida e o coração da professora Socorro Linard, lembrada na apresentação da Escola Estadual Aristarco Cardoso, que emocionou o público ao homenageá-la ao som de clássicos da música popular brasileira, como “Gostava Tanto de Você”, de Tim Maia, e “Vida de Viajante”, de Luiz Gonzaga.




O desfile cívico, que este ano chegou à sétima edição, foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, durou cerca de duas horas e meia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário