quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

COM FÉ E COM GRATIDÃO, DEVOTOS FESTEJAM PADROEIRA DE PORTEIRAS


Patrícia Mirelly- Repórter Especial

Na madrugada desta terça-feira, dia oito de dezembro, a porteirense Maria Socorro da Silva, de 57 anos, pôs nas costas uma mochila com toalha de rosto, uma camisa de mangas compridas e algumas garrafas com água extremamente gelada. A passos ora lentos, ora rápidos, mas sempre meditativos, a dona de casa partiu junto aos mais de duzentos peregrinos que desafiaram o tempo pouco fresco e sereno para render graças a Nossa Senhora da Conceição pelos favores alcançados.

A “Caminhada da Fé e da Gratidão”, organizada há seis anos em Porteiras, partiu da Igreja Sagrado Coração de Jesus, de Brejo Santo, em direção a Matriz de Porteiras, perfazendo um percurso de mais de 20 km. O trajeto, seguido por um carro de apoio, contou com três paradas para hidratação.

                                                         (Brejo Santo)

                                             (Chegada em Porteiras)
Na chegada à Matriz de Porteiras, sob um sol imperioso, os fiéis receberam bênção especial do pároco da cidade, padre José Sampaio, após algumas orações, e depois partiram. Cada um para um lado. A dona de casa Maria do Socorro, no entanto, correu ao encontro das amigas, sentadas ao final da Igreja, e disse-lhes, com voz ainda ofegante e erguendo as mãos em forma de prece: “Eu consegui! Eu consegui!”.

A “VI Caminhada da Fé e da Gratidão” já é tradicional durante os festejos alusivos a padroeira de Porteiras. Começou com uns poucos peregrinos. Este ano contou com duas centenas de participantes, segundo as contas do coordenador Erivaldo Silva.

Além da caminhada, outro momento aguardado pelos fiéis foi a tradicional procissão que percorreu as principais ruas da cidade ao som da fanfara municipal de Brejo Santo. Após o percurso, os católicos retornam à igreja para receber a bênção do Santíssimo Sacramento, findando, assim, os festejos alusivos do mês de dezembro. Mais cedo, por volta das 5h da manhã, um café comunitário foi oferecido aos peregrinos que se deslocaram dos mais variados recantos, da serra ao sertão porteirense, para acompanhar a missa solene.

No calendário da paróquia de Porteiras, os dias 31 de maio (cerimônia de coroação) e oito de dezembro (Imaculada Conceição de Maria), são considerados pelos fiéis como os “dias grandes”, ponto culminante da fé católica, além de um momento para olhar o passado e projetar o futuro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário