quarta-feira, 14 de agosto de 2019

URCA ABRE EXPOSIÇÃO COM OBRAS INÉDITAS DE BELCHIOR

A Universidade Regional do Cariri (URCA) está com a exposição “Pinturas do Belchior”, aberta até o próximo dia 30 de agosto, que reúne 31 poemas e 31 gravuras inéditas que homenageiam Carlos Drummond de Andrade, todas feitas pelo cantor, compositor e artista plástico Belchior. O material, entregue pelo artista sobralense em 2007, foi organizado pelo professor Flávio Queiroz, do Departamento de Letras da instituição.

A exposição permanece para visitação no hall de entrada da biblioteca da Universidade, no campus do Pimenta, em Crato, com acompanhamento de monitores. No espaço se pode contemplar as poesias, além das imagens inspiradas na face de Drummond. São os versos e a face, que mostram o universo do compositor, intérprete, pintor e caricaturista.

O reitor da URCA, professor Francisco do O’ Lima Júnior, abriu a exposição, ressaltando a importância da produção do cantor Belchior, principalmente no período em que ele passou por sua formação educacional ou em contato com gerações de estudantes. Conforme ele, talvez seja por isso a obra do cantor seja tão querida por estudantes universitários. “Fala de anseios, de sonhos, de partida com o olhar para trás, de chegada, de resgate, de origem, com o rapaz latino-americano”, afirma.

Belchior é considerado um dos grandes compositores e cantores da música brasileira. Para muitos um gênio. O cearense que abriu o coração para a música, mas sumiu de cena sem dar explicações. Na exposição, os organizadores destacam um Belchior diferente do habitual cantor de ‘Como Nossos Pais’.

Fonte: Diário do Cariri - Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário