domingo, 8 de dezembro de 2019

“A AURORA QUE PRECEDE O NASCER DO SOL”, ENTOARAM OS PAROQUIANOS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, EM PORTEIRAS

Os sinos ressoaram logo cedo na cidade de Porteiras, anunciando o grande dia patronal. O oitavo dia do mês de dezembro, é para a comunidade paroquial, um dia de preceito, momento de render louvores a Santa e Imaculada Conceição de Maria. Neste dia tão solene, todas as comunidades se reúnem ao redor da mesa do altar, para a celebração eucarística. Em comunhão com toda a igreja, participaram de missa solene, presidida pelo pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre José Sampaio e o padre José Romão, filho da terra.

Encontrado graças diante de Deus, a pequena jovem de Nazaré recebe a bela missão de trazer em seu ventre, o Filho de Deus. Maria foi por excelência o primeiro sacrário do corpo de Cristo. Recordando Maria como aquela que primeiro comungou, durante o novenário, a paróquia celebrou “Maria, Ícone da Igreja Eucarística”.

Alegra-te, Maria! Alegremo-nos também, nós.
Em catequese, Dom Gilberto falou sobre a Missão de Maria. “Nos reunimos aqui para celebrar a vida e a missão da mãe de Jesus. Ao mesmo tempo em que agradecemos, queremos buscar na sua vida e na sua missão, exemplo para a nossa peregrinação terrestre, para a nossa caminhada para o céu. A missão de Maria começa com o anuncio do anjo”, disse. A saudação do Anjo revela as verdades vivenciadas por Maria, as quais todo cristão é chamado a viver, a alegria e a graça no Senhor. “O anjo saúda Maria: ‘Alegra-te, cheia de graça, o senhor é contigo! ’. Alegrai-vos porque o Senhor é Pai. Alegra-te Maria, e alegremo-nos também nós, meus irmãos, pelos dons que Deus nos dá. Façamos da nossa vida uma eterna alegria, e nos momentos difíceis lembremo-nos da saudação do anjo”.
 “Olhem para Maria!”, exortou o bispo diocesano “Ela é cheia de graça do Senhor. Graça é dom de Deus, e só o fato de nós existirmos já é graça de Deus. Essa graça que o Senhor nos dá é para sermos um canal da graça de Deus para que mais pessoas possam ser alcançadas por essa graça”, disse.

Ao fim do dia, toda a comunidade participou da tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelas principais ruas da cidade, por um trajeto de quase cinco quilômetros.

Fonte: Diocese do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário